Anúncio

Quanto tempo demora para colher a batata? Veja os cuidados necessários para acelerar o processo de produção

Aprenda a cultivar a batata o mais eficiente possível

Foto do revisor (Élia Sousa Meireles)
Revisado por: (Élia Sousa Meireles)
Anúncio


Salvador, 13 de maio de 2022, por Janaina Brito – A batata é um dos tubérculos mais famosos em todo mundo. Ingrediente principal em diversos pratos, ela e suas versões são queridinhas de muita gente. Assim, cresce o cultivo desse vegetal e, entre muitas dúvidas, uma das principais é o tempo que se leva para colher a batata.

Continua depois da publicidade

De nome científico Solanum tuberosum, esse tubérculo possui um plantio sensível e que demanda cuidados importantes. Desse modo, seguindo as orientações certas, é possível garantir uma produção rica e até acelerar o período em que se pode colher a batata. Veja, em seguida, o que é necessário para você cultiva-la.

Continua depois da publicidade

Confira, a seguir: Entenda como o chá de canela pode melhorar seu ânimo no dia a dia

Colher batata (Fonte: Pexels)
Colher batata (Fonte: Pexels)

Tempo necessário para colher a batata

Segundo a Embrapa, a batata possui um ciclo de cultivo que dura em torno de 90 a 110 dias, podendo ultrapassar esse período em regiões onde não há forte incidência solar. Dessa forma, ela geralmente é colhida após três ou quatro meses após o seu plantio.

Continua depois da publicidade

Esse vegetal possui raízes bastante superficiais, o que dificulta o acesso e absorção de nutrientes e de água. Por isso, a cultura da batata é muito delicada e demanda solos férteis e bem aerados. Além disso, é uma planta que gosta de sol, característica fundamental para o seu rápido crescimento.

Cuidados para o plantio da batata

Várias atenções são necessárias para uma alta produtividade de uma plantação de batata. Assim, dois pontos acerca do solo são fundamentais: a fertilidade e a quantidade de água. O substrato deve ser rico em nutrientes como nitrogênio, potássio e fósforo, que dão suporte ao plantio em períodos de seca.

Ademais, como as batatas dependem muito de água, o solo deve ter uma boa drenagem, pois, na falta de água o crescimento da planta pode ser afetado. Para manter a produção em alta, uma análise da terra onde se encontra a plantação deve ser feita junto com um acompanhamento.

Veja, também: Misturinha para limpeza geral; veja como fazer e deixe sua casa limpa e perfumada

Como acelerar o cultivo da batata

Uma das melhores formas de acelerar o tempo de colheita da batata é aplicando a técnica amontoa. Esse método consiste na preparação do solo de forma que haja uma porção de terra mais elevada e próxima ao tronco da planta.

Esse pequeno passo durante o cultivo fornece várias vantagens para o bom crescimento da batata. A principal delas diz respeito as raízes, que conseguem se desenvolver. Além disso, o escoamento da água para o solo também é incrementado e o amontoado consegue proteger o vegetal até do sol.

Entretanto, é no controle de plantas competidoras que essa técnica é mais eficaz. Inclusive, espécies invasoras são muito perigosas para a plantação de batatas, visto que elas competem pelos recursos que seriam destinados para o tubérculo. Como esse cultivo possui raízes rasas, ele é péssimo na busca de nutrientes e sofre muito se outras plantinhas estiverem ao redor.

Todos esses cuidados, quando associados a uma boa irradiação solar na área plantada, podem acelerar o processo de colher a batata. Para maiores resultados, o Agro Notícias indica ainda herbicidas que também podem ser aplicados para adiantar a dessecação das ramas, que indica a maturação dos vegetais.

Você também pode se interessar: Quer mais dinheiro? Cerque-se de plantas que atraem dinheiro; 5 espécies para começar a mudar sua sorte

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar ler mais