Como conservar a mandioca descascada? Aprenda já

Conservar a mandioca descascada (reprodução Canva Pro)

Salvador, 01 de maio de 2022, por Raíly Fortunato. Aipim, mandioca, macaxeira: são diversos nomes atribuídos para a Manihot esculenta, que compõe os pratos brasileiros de acordo com cada região. Muitos se perguntam como fazer o tubérculo durar mais. Dessa maneira, vamos te ensinar como conservar a mandioca descascada adequadamente. Logo, evitando, assim, a perda do sabor e dos nutrientes com a conservação correta.

A verdade é para fazer a raiz ter mais durabilidade, é preciso saber desde escolher no mercado a métodos para conserva. Portanto, preparamos dicas de como conservar a mandioca descascada, garantindo a melhor qualidade do produto, confira abaixo:

Confira já: O que precisa para plantar uma planta? Acabe com todas suas curiosidades com esse passo a passo para iniciantes

Conservar a mandioca descascada (reprodução Canva Pro)
Como escolher a mandioca
O primeiro passo é verificar se o tubérculo está e bem conservado, cascas finas, manchadas e com machucados e poupa aparente não é ideal. Ademais, observe a coloração da poupa no local do corte, deve estar úmida, com cores uniformes, evite poupas escuras e ressecadas. Por fim, atente-se com mandiocas colhidas há muito tempo, pois podem estar fermentadas, dessa maneira, escolha poupas mais firmes.
Como conservar a mandioca descascada crua
Conforme o site G1, em 10 de setembro de 2012, a maneira de conservar o alimento mantendo os nutrientes da mandioca é congelar a raiz descascada e crua. Portanto, após higienizar, descasque o tubérculo, corte em pedaços medianos e separe em sacos plásticos, lacre bem e leve para o freezer.

A mandioca pode adquirir uma textura diferente após o congelamento, mas não haverá perda de sabor, a durabilidade é de oito meses. Assim, quando for preparar, tire do congelador e coloque direto na panela, não espere descongelar.

Acesse também: 3 tipos de mini suculentas e como cuidar, confira
Como conservar a mandioca descascada e cozida
Por outro lado, para conservar a raiz descascada e já cozida, é indicado cozinhar al dente, ou seja, nem crua, nem cozida demais e congelar. Desse jeito, cozinhe, espere esfriar cerca de uma hora e separe em recipiente herméticos ou sacos plásticos e deixe no freezer. Embora, a durabilidade é menor que a conserva crua, o tempo que pode ser deixado no freezer é de até três meses.
Como verificar se a mandioca estragou
Má conservação, esquecer mais tempo que o recomendado no freezer, dentre outros imprevistos, podem levar a sua mandioca a estragar. Verifique sempre os aspectos físicos como a cor, a mandioca não pode estar escura, nem com cheiro fermentado, nem com textura pegajosa. Assim, fique de olho sempre que possível na aparência da raiz e, qualquer sinal fora do normal, jogue fora, de modo a evitar infecções intestinais.

Logo, nós, do portal Agro Notícias, esperamos ter te ensinado a como conservar a mandioca descascada da melhor forma, evitando a perda de sabor e nutrientes. Ademais, que você saiba escolher bem o melhor tubérculo antes de conservar e prepare pratos incríveis sem necessidade de ir sempre ao mercado.

Veja e se surpreenda: Como limpar o banheiro a seco? Economize água e poupe tempo, confira

Raíly Oliveira Fortunato: Sou da Bahia, já estudei em escola técnica em Agroecologia, sou simpatizante da área e adoro estar em contato com a natureza e os animais. No momento, estou em graduação na Universidade Federal da Bahia. Espero poder utilizar os conhecimentos adquiridos e o gosto pela escrita e leitura de modo a ajudar cada vez mais as pessoas e me manter em constante aprendizado também nesta plataforma.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.

ler mais