Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Pitaya gosta de sol ou sombra? Veja o melhor lugar para cultivá-la
Pitaya gosta de sol ou sombra? Veja o melhor lugar para cultivá-la / Reprodução: Canva Pro

Pitaya gosta de sol ou sombra? Veja o melhor lugar para cultivá-la

Maringá, 28 de maio de 2022, por Denise Watanabe — Também conhecida como fruta-do dragão, a pitaya é fruta de um cacto de origem mexicana. Ou seja, elas se adaptam muito bem principalmente em climas tropicais. E, se você quer saber se pitaya gosta de sol ou sombra, acompanhe este artigo aqui do Agro Notícias e saiba como cultivá-la.

Uma das informações importantes sobre a rainha-da-noite em casa, é saber se a pitaya gosta de sol ou sombra. Desse modo, a partir das informações corretas, você poderá ter a fruta sempre ao seu alcance e aproveitar de todos os seus benefícios. Então, veja agora como cuidar de um pé de pitaya.

Veja mais sobre: Como saber se a pitaya é rosa ou branca por dentro? Dicas para nunca mais se confundir na hora da compra

Pitaya gosta de sol ou sombra? Veja o melhor lugar para cultivá-la Pitaya gosta de sol ou sombra? Veja o melhor lugar para cultivá-la / Reprodução: Canva Pro
Pitaya gosta de sol ou sombra?
Se você pretende plantar um pé de pitaya em casa, a primeira coisa que precisa buscar é um local com bastante sol durante o dia. Assim, o local ideal é o quintal, pois o cacto é uma espécie de trepadeira, portanto, pode se tornar bem espaçoso. Mas, caso você não tenha este espaço, poderá cultivar em um vaso. Porém, você vai precisar de uma janela ou varanda bem ensolarada.
Como molhar a pitaya?
Caso você opte por plantar a pitaya em um vaso, escolha um grande e com furos para drenar bem o excesso de água. Do mesmo modo, coloque uma camada drenante antes da terra. Em seguida, adicione a terra com substrato orgânico. Agora, você já pode adicionar as sementes da pitaya e cobrir com um pouco mais de substrato. Conforme WikiHow, também é possível plantar facilmente a pitaya a partir de estacas.

De acordo com o artigo de Camila Santos, publicado em 18 de maio de 2021, para a Casa Vogue, as regas devem ser espaçadas, pois, a planta retém muita água. Sendo assim, espere o substrato secar, para dar água novamente para o seu pé de pitaya.

Você pode gostar também: Pitaya é bom para quê? Fruta que contém inúmeros benefícios, confira
Quanto tempo a pitaya demora para produzir?
De modo geral, após o primeiro ano de vida do pé de pitaya, ele já começa a dar os primeiros frutos. Entretanto, uma boa produção mais volumosa, somente a partir de três anos. Sendo assim, faça as irrigações conforme a necessidade da planta, assim como, a adubação.

Enfim, agora que você já descobriu se pitaya gosta de sol ou sombra. E sabe que ela precisa de muito Sol, procure agora mesmo um cantinho ensolarado em sua casa. Assim, inicie a plantação deste cacto lindo e aproveite todos os benefícios de ter uma fruta fresca e saudável em casa.

Saiba mais: Qual a diferença da pitaya vermelha e amarela? Veja as curiosidades de cada uma

Tenho 35 anos, sou casada e mãe de 2 dogs. Formada em Administração, sou apaixonada por viagens, natureza, artesanato e um bom vinho. Sempre fui encantada pela escrita e literatura. Atualmente, escrevendo com objetivo de contribuir para o crescimento e desenvolvimento do leitor.