Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Plantas para cultivar na água: espécies para decorar sem sujeira, veja (Reprodução: Pexels)

Plantas para cultivar na água: espécies para decorar sem sujeira e como cultivar, veja

Salvador, 10 de junho de 2022, por Elen Camila — A decoração de um ambiente pode mudar completamente de acordo com alguns objetos bem posicionados, como plantas e quadros. Por isso, a procura por plantinhas está aumentando significativamente, com destaque para plantas que exigem um pouco menos de cuidados, como o cacto e a suculenta. Dessa forma, as plantas para cultivar na água também podem ser uma boa opção para a decoração.

Para cultivar essas plantinhas não é necessário muito trabalho. Separar um vaso transparente e posicionar em um local arejado e com incidência de raios solares são alguns dos poucos cuidados exigidos. Pensando na praticidade e na beleza que as plantas para cultivar na água trazem, nós, do Agro Notícias, separamos um espaço para te contar tudo o que você precisa saber para esse cultivo diferente.

Leia mais: Posso usar água com açúcar para atrair beija flor para o meu jardim? Saiba tudo a respeito dessa prática

Plantas para cultivar na água: espécies para decorar sem sujeira, veja (Reprodução: Pexels) Plantas para cultivar na água: espécies para decorar sem sujeira, veja (Reprodução: Pexels)
Como cultivar na água?
Pode ser difícil pensar no processo de cultivar uma planta na água, já que aprendemos que elas precisam de um substrato orgânico para se desenvolverem de maneira saudável e absorverem nutrientes. Contudo, há algumas plantas que se adaptam muito bem ao ambiente aquático. Segundo uma matéria publicada no site da Petz , em 10 de maio de 2021, é necessário seguir os seguintes passos:

Escolha uma planta saudável como base: As plantas cultivadas na água não podem ser plantas a partir de sementes, elas precisam se originar de uma espécie já em sua fase adulta. Por isso, escolha uma planta livre de fungos e saudável;
Corte um galho da planta: Observe o tamanho do recipiente que você utilizará para plantar, o tamanho do galho deve considerar o quanto essa plantinha pode crescer. Corte um galho que possua de três a cinco folhas. Dessa forma, há maior chance de sucesso;
Higienize o galho: Remova toda a sujeira que possa estar presente no galho, como a terra;
Adicione em um recipiente com 3/4 de água: É importante que apenas a raiz e os galhos estejam submersos na água, e por isso, não se deve encher o vaso completamente.

Veja também: Sabia que tem como plantar alecrim na água? É mais simples que na terra! Aprenda com este método completo
Plantas para cultivar na água
São diversos os tipos de plantas que podem ser cultivadas na água. Elas podem ser vistas no cotidiano em lagos e rios, mas, nem todas são aptas a serem cultivadas em casas e apartamentos. Dessa forma, veja algumas plantas que se desenvolvem bem com esse tipo de cultivo:

Jiboia: Essa é uma planta bastante utilizada por decoradores. Isso porque possui galhos longos e muitas folhas de tom verde-escuro. Assim, aposte no cultivo a partir de um galho com seis ou sete folhas;
Espada-de-são-jorge: Segundo a crença popular, essa famosa plantinha protege a casa das más energias. Ela se adequa bem ao ambiente aquático, contudo, não possui galhos. Então, adicione menos de 3/4 no vaso;
Antúrio: Essa plantinha oferece belas flores, sendo uma ótima escolha para decoração;
Clorofito: Chamada popularmente de “planta aranha”, ela é indicada principalmente para vasos pequenos;
Costela-de-adão: Essa famosa plantinha também se destaca entre os decoradores por possuir galhos longos e esculturais. Utilize principalmente em ambientes abertos e mais espaçosos.

São diversos os tipos de plantas para cultivar na água, por isso é importante que se observe o local no qual deseja criar as suas plantas para escolher a mais adequada. Pois, elas necessitam de luz solar para realizar a fotossíntese, por isso, se elas apresentarem aspecto amarelado, pode ser um indicativo de que não estão recebendo os nutrientes necessários para se desenvolverem de maneira saudável.

Em seguida, veja: Veja como plantar rabanete em casa é mais fácil do que você pensa: descomplicamos para você