Novo Hamburgo, 01 de de julho de 2022, por Jones Backes – Saber como levar o cachorro com segurança no carro é fundamental para quem vai viajar em companhia do amigo de quatro patas. Pensando nisso, reunimos, neste artigo, as maneiras corretas, e também as erradas, de fazer o seu transporte no veículo.
Embora seja comum vermos, no trânsito, pets com a cabeça para fora da janela, essa é uma infração grave. Por isso, é necessário saber como levar o cachorro com segurança no carro. Aliás, segundo o artigo 235, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o valor da multa a ser paga atualmente é de R$195,23, mais a perda de cinco pontos na carteira de habilitação.
Assim, leia mais: Atenção: veja 5 plantas que fazem mal para os pets e não devem ficar no mesmo ambiente que eles
Maneiras corretas de levar o cachorro no carro
Conforme cita Alex Araújo, em reportagem publicada pelo site G1, no dia 19 de março de 2022, por mais fofo que seja, ver seu pet se divertindo com o vento no rosto não é seguro. Além do mais, outros cuidados são necessários para garantir uma viagem correta e tranquila.
Cinto de segurança canino
O acessório, feito exclusivamente para esses animais, é confortável e envolve todo o corpo do animal. No entanto, o que garante a proteção do cinco é o fato de que ele limita os seus movimentos. Dessa maneira, ele não consegue pular ou colocar a cabeça para fora.
Cadeira canina
Para levar o cachorro com segurança no carro, a cadeira é perfeita para os pets de pequeno ou médio porte. Nesse caso, trata-se de um cesto acoplado ao banco traseiro, no qual o animal permanece preso por uma coleira peitoral.
Caixa de transporte
Outra maneira de garantir tranquilidade na viagem é apostar no uso da caixa de transporte, caso o seu peludo aceite, claro. Porém, lembre-se de fixá-la com o cinto ao banco. Desse jeito, ela não sai do lugar. Por fim, certifique-se de que a caixa seja ventilada e confortável.
Portanto, confira também: Raças de cachorro para quintal pequeno; saiba quais são os que possuem o melhor perfil para viver com pouco espaço
Maneiras erradas de levar o cachorro no carro
No mais, agora que o Agro Notícias mostrou a forma correta de fazer o transporte do pet em automóveis, saiba também a forma errada. Em outras palavras, ao evitar usar métodos incorretos, você garante mais segurança na sua viagem. Desse modo, a primeira dica é não deixá-lo solto (a menos que você use a divisória de metal), pois ele pode pular.
Do mesmo modo, para levar o cachorro com segurança no carro jamais deixe-o ir no colo. Isso porque, desse jeito, ele pode te atrapalhar na direção. Ademais, tal conduta é uma infração de trânsito sujeita à multa. Por último, não se esqueça de alimentar o peludo por, pelo menos, quatro horas antes da viagem, para evitar possíveis enjoos ou vômitos.
Ademais, leia também: Cachorro pode comer maçã? Veja o que veterinário afirma sobre