É possível sacar o Auxílio Brasil fora do calendário? Entenda melhor

Veja quais são as formas disponibilizadas para o saque

Fortaleza, 03 de junho de 2022, por Daniela Marinho – O pagamento do maior programa de assistência às famílias carentes do país relativo a maio foi encerrado na última terça-feira (31). Tendo isso em vista, é possível sacar o Auxílio Brasil fora do calendário? O Blog Guia do Ex-Negativado do É Mais MT esclarece essa e outras dúvidas.

Assim sendo, entenda melhor sobre o assunto e saiba quais são as formas disponíveis para sacar o benefício.
Posso sacar o Auxílio Brasil fora do calendário?
O Auxílio Brasil é o programa que substituiu o Bolsa Família. No entanto, o formato e as diretrizes principais não foram alteradas.

Isso significa que o cronograma de pagamento do benefício ainda é planejado anualmente e determinado por meio do Número de Identificação Social (NIS) dos participantes.

Desse modo, o repasse do programa ocorre sempre nos dez últimos dias úteis de cada mês, seguindo a ordem da numeração do último dígito do NIS, sendo que aqueles que possuem o NIS terminado em 1 recebem primeiro, finalizando com aqueles que têm o NIS finalizado em 0.

Mas é possível sacar o Auxílio Brasil fora do calendário? A resposta é que depende. Isso porque o benefício só é disponibilizado para saque na data certa ou depois do dia programado para o pagamento, nunca antes.

Leia também: Lista de espera no Auxílio Brasil: mais de 1,3 milhão de famílias aguardam aprovação no programa
Em quais situações posso sacar o benefício após a data?
É possível sacar o Auxílio Brasil fora do calendário? Entenda melhor É possível sacar o Auxílio Brasil fora do calendário? Entenda melhor – Imagem: Canva Pro

O beneficiário pode sacar o Auxílio Brasil na data indicada no calendário de acordo com o seu NIS ou após.

Se por alguma razão o participante não teve como fazer o saque na data em que o valor foi depositado em sua conta, é possível sacar o benefício após, inclusive no final de semana e até mesmo nos feriados.

Isso porque depois que o valor é creditado na conta, o beneficiário pode efetuar o saque diretamente na boca do caixa, não sendo necessário o atendimento com os servidores.

Contudo, não é possível realizar o saque antes da data correspondente ao NIS no cronograma, pois o valor não estará disponível de forma antecipada.
Como sacar o Auxílio Brasil
Sacar o Auxílio Brasil é muito simples, basta gerar o código de saque sem cartão no aplicativo Caixa Tem, levá-lo até a Caixa Econômica Federal (CEF) e digitar no caixa eletrônico.

O código pode ser utilizado por 1 hora após ser gerado. Se for necessário gerar outra numeração, basta acessar novamente o aplicativo e gerar um novo código.

Além disso, é possível sacar o benefício com o próprio cartão do programa, tanto no autoatendimento da CEF, como também nas Casas Lotéricas.

Caso o participante tenha perdido o cartão, pode sacar o valor utilizando o antigo cartão do Bolsa Família.
Resumindo
Portanto, os beneficiários que eventualmente não sacaram o Auxílio Brasil de maio, podem realizar o saque fora do calendário, pois têm até 120 dias para retirar ou movimentar o dinheiro da conta.

Nos casos em que esse prazo não é atendido, o valor retorna ao programa.
Fique mais informado
Quer ficar por dentro de todos os assuntos relacionados ao funcionamento do Auxílio Brasil? Pois bem, confira então o site oficial do Ministério da Cidadania e acompanhe as informações acerca do programa.

Leia ainda: Pagamento do Auxílio Brasil: beneficiários começam a receber a parcela de maio; veja se você terá direito
FAÇA RENDA EXTRA já com essas IDEIAS INCRÍVEIS DE ARTESANATO (não precisa ser profissional da área)

Comments are closed.