Lista de espera no Auxílio Brasil: mais de 1,3 milhão de famílias aguardam aprovação no programa

Veja os critérios para obter o benefício

Fortaleza, 19 de maio do 2022, por Daniela Marinho – O maior programa de assistência social às pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica tem dado o que falar nas últimas semanas. Isso porque a lista de espera no Auxílio Brasil conta com mais de 1,3 milhão de famílias aguardando a aprovação no programa que substituiu recentemente o Bolsa Família. Desse modo, confira tudo hoje sobre o assunto aqui no Blog Guia do Ex-Negativado do Folha GO.

Além disso, se você faz parte desse número, saiba quais sãos os critérios que tornam a participação no Auxílio Brasil elegível.

Lista de espera no Auxílio Brasil ultrapassa a marca de 1,3 milhão de famílias esperando uma resposta

Ainda em 2021, o Programa Auxílio Brasil foi lançado, como programa substituinte do então Bolsa Família, corroborando com a intenção do governo Bolsonaro.

Dessa forma, os participantes do Bolsa Família migraram automaticamente para o novo programa. No entanto, nem todas as famílias elegíveis foram contempladas pelo benefício.

Segundo dados da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), mais de 1,3 milhão de famílias ainda não estão sendo beneficiadas pelo Auxílio Brasil, mas atendem aos critérios de participação.

Em janeiro desse ano a fila foi zerada. Contudo, novas inscrições e demandas foram feitas e o governo ainda não se posicionou sobre como irá incluir novos beneficiários, visto que as solicitações são de pessoas que se encontram em situação de rua e famílias com filhos ainda na primeira infância; ou seja, que atendem às regras de concessão.

Lista de espera no Auxílio Brasil
Lista de espera no Auxílio Brasil: mais de 1,3 milhão de famílias aguardam aprovação no programa. Divulgação: gov.br/cidadania

Leia também: Pagamento do Auxílio Brasil 2022: veja o calendário atualizado dos pagamentos de maio

Critérios para o recebimento do Auxílio Brasil

Os critérios para participar do Auxílio Brasil e, portanto, receber o benefício mensal de R$ 400 são os mesmos do Bolsa Família.

Isso significa que é importante atender às regras:

  • Estar com o cadastro atualizado – os dados do CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) devem estar atualizados, o que deve acontecer a cada dois (2) anos;
  • Cumprir o limite de renda – a família contemplada deve ter a renda inferior a meio salário mínimo por pessoa ou renda mensal total de 3 salários mínimos; isto é, R$ 3.300;
  • Se enquadrar no perfil – pessoas que recebem outro tipo de benefício federal, como pensão e aposentadoria, BPC ou outros similares, não podem acessar o programa. Além disso, pessoas com CNPJ, que possuem inscrição como MEI (Micro Empreendedor Individual) também não recebem o Auxílio Brasil, independentemente do seu faturamento mensal.

Leia também: Por que muitas pessoas do Bolsa Família ficaram fora do Auxílio Brasil? Entenda as possíveis causas

Quem recebe o AUXÍLIO EMERGENCIAL vai receber o AUXÍLIO BRASIL? DESCUBRA MAIS sobre o tema

Comments are closed.