O salário mínimo vai diminuir? Entenda a perda de valor e saiba a polêmica

Piso salarial deve terminar 2022 com poder de compra inferior ao do início de 2018

Curitiba, 11 de maio de 2022, por Ana Follmann – O salário mínimo vai diminuir seu poder de compra, é o que indica um relatório divulgado ontem (09). Entenda o que isso significa, aqui no Guia do Ex-Negativado do É mais MT e saiba impactos dessa informação.

O salário mínimo é o piso salarial brasileiro, sendo a remuneração básica no país. Dessa maneira, essa é uma informação que afeta milhões de pessoas, além de assustar.
O salário mínimo vai diminuir?
Primeiramente, é necessário esclarecer que não haverá alteração no valor nominal do salário mínimo. Ou seja, ele atualmente é de R$ 1.212 e deverá assim permanecer até janeiro de 2023.

O que acontece, contudo, é que estudos indicam que o poder de compra do piso salarial brasileiro diminuirá. Isto é, o valor dele não mais comprará as mesmas coisas que antes alcançava.

salário mínimo vai diminuir Poder de compra do salário mínimo vai diminuir e será menor do que no início do mandado do atual presidente – Foto: Canva Pro

Leia também: Bancos que antecipam o 13° em 2022: confira 3 opções no mercado
Salário mínimo: Poder de compra vai diminuir pela primeira vez no mandado de um presidente desde lançamento do Plano Real
A perda do poder de compra do salário mínimo é uma conclusão apresentada pela Tullet Prebon Brasil, corretora que desenvolveu um estudo sobre o piso salarial brasileiro.

Segundo ela, desde 1994 nenhum presidente da República terminou o mandato com um salário mínimo com poder de compra inferior ao que o piso salarial possuía quando da assunção da presidência.

Ou melhor, nenhum até agora. Afinal, ao que tudo indica Bolsonaro conquistará esse feito. Segundo a corretora, o valor do salário mínimo ao final de 2022 deve ser 1,7% menor do que era no início de 2018, quando o atual presidente assumiu o cargo.

Conforme matéria do UOL, de 09/05/2022, isso se deve a uma série de fatores. Por exemplo, à guerra entre Ucrânia e Rússia. Também, dos reflexos da pandemia.

Por outro lado, igualmente decorre da decisão do governo em reajustar o salário apenas com base na inflação do ano anterior, e não com vias de dar aumento real ao piso. A ausência de ganho real, portanto, não ocorria desde 2019, antes mesmo da guerra ou pandemia.

Com isso, infelizmente, tem-se que mais uma vez quem paga o preço é o bolso do consumidor, que terá que se virar nos 30 para garantir a subsistência com um montante que perde, a cada dia, valor e poder de compra.

salário mínimo vai diminuir Poder de compra do salário mínimo vai diminuir e será menor do que no início do mandado do atual presidente – Foto: Canva Pro

Leia também: Serasa limpa nome possibilita negociar dívidas em até 12 vezes
Tenha agora RENDA EXTRA COM MINI BOLO VULCÃO; saiba fazer e PRECIFICAR o produto (PASSO A PASSO)
O ramo alimentício é sempre um dos destaques entre empreendimentos que tendem a dar certo. Não apenas proporcionam renda extra, mas podem garantir um negócio de sucesso.

Em sendo assim, a ideia agora para levantar uma grana é: o famoso bolo vulcão de chocolate! E o melhor de tudo, sem a necessidade de investimentos exagerados ou estruturas exorbitantes.

Você vai ver como fazer e entender os custos e a precificação do produto. Acompanhe o vídeo!

Comments are closed.