O que é cartão pré-pago: vale a pena ter um? Veja essas informações importantes antes de adquirir o seu

Saiba tudo sobre cartão pré-pago

Rio de Janeiro, 14 de julho de 2022, por Karla Camacho – Sabe o que é cartão pré-pago? Essa é uma modalidade recente ainda no Brasil, mas que já tem se popularizado por aqui também.

Não à toa, claro, pois essa opção pode ser vista como um sonho pelas pessoas que não possuem crédito em instituições financeiras para adquirir um cartão tradicional de crédito. Confira aqui no Blog News Cotidiano informações importantes sobre esse produto.

No entanto, apesar de ser muito simples para controlar, o cartão pré-pago demanda um planejamento dos gastos para que o risco de cair no endividamento seja pequeno.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Serasa, 85% das pessoas que afirmam ter uma vida financeira estável acompanham constantemente os gastos mensais e 45% que são consumistas possuem a vida financeira desestabilizada.

Então, veja mais sobre o que é e se vale a pena ter um cartão pré-pago.
O que é cartão pré-pago?
cartão pré-pago - Reprodução Freepik cartão pré-pago – Reprodução Freepik

Regulamentado pelo Banco Central no ano de 2014, ele é um cartão de crédito que precisa receber uma recarga para ser usado. Assim, funciona como os modelos comuns encontrados no mercado de crédito.

Ou seja, tudo o que você comprou precisa ser pago com o dinheiro que você colocou previamente no saldo desse cartão. E, quando esse valor acaba, basta colocar mais crédito para continuar utilizando. Dessa forma, você pode definir o limite pela quantidade que está disposto a depositar.

Por isso, um dos grandes motivos que têm aumentado a procura pelo cartão pré-pago é a facilidade que ele oferece, além de não exigir uma conta bancária amparando esse produto.

Os pagamentos precisam ser feitos sempre à vista e não é possível fazer o parcelamento de dívidas adquiridas com esse cartão. Assim, o limite é definido pelo quanto você é capaz de depositar previamente e o parcelamento demanda um valor futuro que ainda não existe na conta.
Vale a pena ter um cartão pré-pago?
Sabendo agora o que é cartão pré-pago, precisamos entender se vale a pena ter um, não é mesmo? E essa resposta é muito subjetiva, visto que alguns podem não achar interessante enquanto outros percebem isso como a única saída.

Uma das questões para saber se vale a pena ter um cartão pré-pago é que eles não cobram anuidade, não exigem comprovação de renda e não consideram o score de crédito do Serasa.

No entanto, entre as desvantagens podemos citar, as taxas que os bancos cobram pela aquisição desse cartão pelos bancos. A impossibilidade de parcelamento e o limite de movimentação definido pela instituição. Então, na sua opinião, vale a pena ter um cartão de crédito?

Comments are closed.