Saiba quanto gasta forno elétrico: compare os cálculos antes de comprar

Assim como qualquer equipamento, o forno elétrico também gasta energia. E saber quanto gasta forno elétrico, é importante para quem deseja economizar na conta de luz!

Ponta Grossa, 11 de junho de 2022, por Lorena Rogenski ─ Você sabe quanto gasta um forno elétrico? O consumo de energia elétrica gera vários debates nas famílias brasileiras. Afinal, assim como em qualquer conta, a maioria tem interesse em economizar com gastos. Por isso, hoje o Guia do Ex-Negativado irá apresentar quanto de luz elétrica o forno elétrico gasta.
Quanto gasta forno elétrico
Assim como qualquer equipamento, o forno elétrico também gasta energia. E saber quanto gasta forno elétrico é importante para quem quer economizar com essa conta.

Para conhecer o consumo de energia de qualquer equipamento, é necessário multiplicar a potência do aparelho pelo tempo de consumo. E, na sequência, multiplicar o resultado pelo preço do kWh.

Entretanto, vale ressaltar que cada concessionária de energia tem sua própria tabela de preços por kWh, ou seja, o valor não é fixo. Outro fator a considerar é o regime da bandeira tarifária, que tende a mudar em algumas situações.

Quanto gasta forno elétrico Saiba quanto gasta forno elétrico: compare os cálculos antes de comprar. Foto: Canva Pro

Leia também: Faça uma renda extra respondendo e-mails: tenha mais dinheiro no fim do mês
Quanto gasta por mês um forno elétrico
Existem alguns grandes vilões da energia elétrica, como o chuveiro e a máquina de lavar, que aumentam a mensalidade da conta. Aqueles que possuem um forno elétrico em casa precisam se preocupar com mais um gasto.

O Tramontina Slim Touch, por exemplo, apresenta as seguintes especificações em sua composição: 2800W de potência.

Caso queira preparar um assado durante a semana, e ele fique ligado por uma hora, em um mês de cinco semanas o consumidor utilizará esse forno 5 vezes. Nesse sentido, a fórmula ficará da seguinte maneira:

Potência do Equipamento X Tempo de Consumo;
2800 W X 5 horas = 14 kWh/mês.

Ao colocar esse preço na conta de luz, ele ficará da seguinte maneira: 14 kWh/mês X R$0,24868 = R$3,48 pelo uso do forno elétrico. Nesse sentido, esse aparelho costuma ser bastante econômico, principalmente quando comparado a um chuveiro.
É verdade que forno elétrico gasta muito energia?
A princípio, os fornos elétricos levam o mesmo tempo para cozinhar que os fornos tradicionais, e não costumam gastar tanta energia.
Forno elétrico como funciona
O forno elétrico tem a mesma função do micro-ondas e dos fornos tradicionais, mas a sua capacidade de preparar os alimentos é mais rápida. Ao contrário do micro-ondas, o forno elétrico pode preparar bolos e assar carnes.

Mesmo que o forno elétrico seja uma dos 10 eletrodomésticos que mais consome energia no mercado, o seu valor ainda compensa em diversos aspectos. Afinal, o forno tradicional a gás tem um consumo a mais, já que o gás está bastante caro.

Outra vantagem do forno elétrico é a praticidade e facilidade de usá-lo no dia a dia. Esse aparelho é indicado para os consumidores que têm um ritmo de vida contemporâneo, independentemente da família ser pequena ou grande.

Gosta de investir? Confira a matéria de Ana Beatriz Hoffert, no blog Casa Vogue, e veja as dicas para aumentar o valor do seu imóvel para possíveis compradores.

Por fim, leia também: Saiba quanto custa um casamento no civil e as taxas inclusas no processo
FESTA NA CAIXA: tenha RENDA EXTRA com pouco investimento (aprenda ainda a CALCULAR E REDUZIR CUSTOS)

Comments are closed.