Cadastro positivo no SPC e Serasa: pode aumentar ou diminuir o score de crédito?

Veja como uma restrição pode se tornar um problema para ter acesso a linhas de crédito e financiamentos!

Presidente Prudente, 16 de junho de 2022, por Danieli Mennitti – Possui um cadastro positivo no SPC e Serasa, e não sabe se isso afeta o score? Essa é uma dúvida comum entre os negativados, visto que o score de crédito é uma informação essencial para qualquer instituição financeira, fornecer uma linha de crédito. Para entender sobre isso, confira algumas informações aqui no Guia do Ex-Negativado.
Entenda como o Cadastro Positivo no SPC e Serasa podem modificar o score de crédito
A fim de compreender como funciona o Cadastro Positivo no SPC e Serasa, é necessário saber que ele possui algumas similaridades com o chamado “cadastro negativo”. De fato, do mesmo modo que o “cadastro negativo”, o cadastro dito positivo registra igualmente os débitos pendentes.

Em outras palavras, ele também exibe as dívidas que não foram pagas e consequentemente, negativadas.

cadastro SPC Serasa Score Cadastro positivo no SPC e Serasa: pode aumentar ou diminuir o score de crédito? Foto: Pixabay

Leia também: Saiba quanto custa uma faculdade de psicologia: veja o cálculo mensal

Entretanto, diferentemente de sua versão “negativa”, o Cadastro Positivo guarda consigo uma quantia e uma variedade muito mais extensa de informações. Dito de outra forma, ele também exibirá as coisas boas que o consumidor fez ao longo do tempo.

Assim sendo, ele corresponde simplesmente a um registro mais amplo e repleto de detalhes acerca do histórico do consumidor. É nesse histórico que podem ser vislumbradas as contas pagas pelo cidadão, especificando o valor delas e o dia que foram pagas. Isso irá gerar um histórico mais polpudo e minucioso sobre o comportamento financeiro do consumidor.

Dessa maneira, quando um consumidor paga suas contas nas datas corretas e deixa os dados atualizados nos órgãos de proteção ao crédito, o score pode subir bastante. Por sua vez, se a pessoa pagou alguma conta com atraso, pediu crédito várias vezes em sequência, isso vai reduir o score.

No entanto, não é preciso se desesperar. Ao passo em que o consumidor adota uma conduta financeira melhor, os impactos das ações negativas são amenizados e, por conseguinte, o score também vai subindo.
A importância e serventia do score de crédito
Uma vez que o Cadastro Positivo no SPC e Serasa pode elevar o score, é interessante que se entenda a importância e a serventia dele para a vida financeira do consumidor brasileiro.

No instante em que um credor efetua a análise, para estudar se vale a pena ou não liberar crédito para uma determinada pessoa, o score é uma coisa levada em conta. Quanto mais elevado for esse score, as chances de obtenção de crédito serão mais altas.

Afinal, o score de crédito constitui-se em uma representação do histórico do consumidor. Ele aponta, entre diversas coisas, as chances de alguém cumprir com seu compromisso de pagamento. Deste modo, um score elevado quer dizer que aquela pessoa paga suas contas em dia.

Por fim, leia também: Veja quanto vale nota de Cr$1.000 cruzeiros: faça dinheiro extra com moedas antigas
Com essas 8 DICAS VITAIS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA QUEM GANHA POUCO vai equilibrar suas contas

Comments are closed.