Causas mais comuns de negativação no SPC e Serasa: veja quais são elas

Entenda como a maioria das pessoas negativadas, passam a se tornar inadimplentes!

Presidente Prudente, 08 de junho de 2022, por Danieli Mennitti – A inadimplência e a negativação no SPC e Serasa tem sido muito frequente e flagrante entre os consumidores de brasileiros. De fato, o contingente de devedores na população é grande. Nesse sentido, há algumas razões comuns para que alguém entre em dívidas. Saiba mais aqui no Guia do Ex-Negativado do É Mais MT.
Entendendo a negativação no SPC e Serasa e a inadimplência
Compreender as razões para o endividamento e a respectiva negativação no SPC e Serasa é a primeira coisa a ser feita por aqueles que almejam sair das dívidas ou simplesmente ter um maior controle financeiro.

Negativação no SPC Serasa Causas mais comuns de negativação no SPC e Serasa: veja quais são elas. Foto: Pixabay

Leia também: 3 dicas imperdíveis para acabar com restrição do CPF no SPC e Serasa

A fim de auxiliar as pessoas a firmarem comportamentos financeiros mais saudáveis e inteligentes, veja a seguir algumas das razões mais comuns pelas quais as pessoas acabaram se endividando.
Gastar aquilo que não tem
Pode parecer algo obvio, mas esse é um dos motivos mais comuns de gerar uma inadimplência. Por isso, saiba que é muito comum as pessoas perderem o controle dos seus gastos e gastar muito além do orçamento disponível.

Nesse caso, elas fazem muitas compras, gastando todo o seu salário, crediário, cheque especial, limite do cartão de crédito, esquecendo que isso tem consequências.
Mau uso do cartão de crédito
O cartão de crédito pode ser algo de muita serventia. Por sua vez, o gasto exagerado e sem controle no cartão pode acabar se transformando em uma enorme dor de cabeça.

Ademais, os juros costumam ser bem elevados, o que pode fazer com que a coisa se torne insustentável, resultando em uma dívida.
Utilização do cheque especial
Algo ainda mais nocivo do que o cartão é o famigerado limite do cheque especial. Isso por causa das tarifas cobradas nele, que estão entre as mais altas.

Vale destacar que o cheque especial é para casos muito excepcionais e emergenciais, mas as pessoas acabam usando isso quase como que uma espécie de “renda extra”, o que pode ser bem perigoso para o bolso.
Atitudes necessárias
Existem muitos motivos para que aconteça negativação no SPC e Serasa, como emprestar o nome para uma terceira pessoa, desemprego, atraso no salário, gastos excessivos, entre várias outras razões.

Uma possível solução para esses problemas seria prezar pela educação financeira e, consequentemente, exercer um controle mais estrito das despesas e receitas. Atualmente, sobram materiais e cursos que podem ser encontrados na Internet, que auxiliam realmente a dar mais organização para a vida financeira.

Leia também: Plataforma on-line do SPC e Serasa ajudam a limpar nome sujo: confira mais detalhes
FESTA NA CAIXA: tenha RENDA EXTRA com pouco investimento (aprenda ainda a CALCULAR E REDUZIR CUSTOS)

Comments are closed.