Como saber se meu nome está sujo? Veja aqui a forma mais segura de obter essa informação

Veja como fazer para ver se foi negativado

Rio de Janeiro, 14 de julho de 2022, por Karla Camacho – Como saber se meu nome está sujo? Ter restrições no nome é um grande problema para muitos brasileiros. Esse problema impede o acesso ao crédito, seja para abrir um crediário em uma loja, seja para pedir um empréstimo bancário, por exemplo.

No entanto, o Blog Guia do Ex-negativado tem a solução! Veja abaixo como saber se o nome está sujo e também o que você pode fazer para sair dessa situação com mais facilidade. Acompanhe a seguir.
Como saber se o nome está sujo?
Antes de ficar com o nome sujo, o consumidor deve receber uma carta do banco ou da empresa que está inserindo seu nome nos órgãos de proteção ao crédito. A empresa também deve enviar o aviso de dívida para entidades como o SPC Brasil e o Serasa, por exemplo.

As organizações devem enviar uma carta ao consumidor alertando que o nome está no cadastro dos inadimplentes e que precisa regularizar a situação para que o crédito seja retomado.

Por isso, quem recebe essas notificações já sabe que, depois de 10 dias corridos sem a regularização, o nome estará incluso nos órgãos de proteção ao crédito, ou seja, sujo.

Caso queira saber se o nome está sujo por dívidas que nem se lembra mais, é preciso consultar um dos três principais órgãos que são: Boa Vista SCPC, Serasa ou SPC Brasil.

A consulta pode acontecer tanto pelo site dessas entidades quanto por associações comerciais da cidade em que a dívida se fez.
Como saber se o nome está no Serasa?
Saiba Como saber se meu nome está sujo - Reprodução Canva Saiba Como saber se meu nome está sujo – Reprodução Canva

Para saber se o nome está no Serasa, saiba que existe até mesmo o aplicativo da instituição que você pode encontrar nas lojas online do seu celular.

Além disso, o site do Serasa também é bastante didático e qualquer pessoa pode saber se o nome está sujo usando o site e até mesmo o telefone 0800 591 1222.

Caso queira acessar pelo computador, você poderá então acessar o site e rapidamente inserir seu CPF para ver se há negativação em seu nome.
O que acontece quando se está negativado?
Já dissemos como saber se o nome está sujo. Pois saiba que até mesmo bens podem ser bloqueados na Justiça quando uma débito não é pago e, com isso, o devedor pode até perder o bem para o pagamento de dívidas.

Além disso, a pessoa que está com nome sujo não consegue crédito com facilidade. Ou seja, cartões de crédito ou empréstimo podem ser praticamente impossíveis de conseguir.

Os financiamentos imobiliários ou de automóveis também ficam fora de questão ou então recebem juros altíssimos pelo risco envolvido.

De todo modo, é muito bom saber se o nome está sujo e então buscar alternativas para driblar este problema. Procure negociar com as empresas para quem deve e tente refinancias as dívidas em parcelas menores.

Comments are closed.