Ficar devendo imposto pode sujar nome no SPC e Serasa? Entenda

Saiba qual é a relação entre a dívida ativa de impostos, com os órgãos de proteção ao crédito!

Presidente Prudente, 23 de maio de 2022, por Danieli Mennitti – Algumas das razões que mais fazem as pessoas sujar nome no SPC e Serasa, são os débitos contraídos no varejo. De outra forma, os consumidores frequentemente acabam negativados em decorrência de uma dívida não paga no cartão de crédito, loja, banco e assim por diante. Contudo, há outros motivos além desses para que a negativação aconteça. Saiba mais detalhes hoje, aqui no Guia do Ex-Negativado do É Mais MT.

A nível de esclarecimento, alguns estados brasileiros, quando o seu respectivo contribuinte não efetua o pagamento de determinados impostos, o débito é registrado na Dívida Ativa, além de negativar negativar o nome da pessoa perante os órgãos de proteção ao crédito.
Não pagar impostos pode sujar nome no SPC e Serasa?
Em consonância com o que foi enunciado anteriormente, a depender do estado no qual a pessoa habita, ficar devendo imposto pode sujar nome no SPC e Serasa. De fato, isso acontece no Estado de Minas Gerais, por exemplo.

Sujar nome no SPC e Serasa Ficar devendo imposto pode sujar nome no SPC e Serasa? Foto: Pixabay

Em Minas Gerais, conforme prevê a lei nº 19.971, de 27 de dezembro de 2011, o contribuinte inadimplente pode ter seu CPF registrado no cadastro negativo dos birôs crédito contidos no mercado.

No artigo 2º, parágrafo 1º, afirma-se também que a advocacia-Geral do Estado (AGE) necessita e pode recorrer a meios alternativos para cobrar os tributos devidos. A propósito, eles possuem o direito de colocar o nome do inadimplente no Cadastro Informativo de Inadimplência em relação à Administração Pública do Estado de Minas Gerais (Cadin-MG).

Aliás, não somente esse, mas também em qualquer outro birô de crédito, independente dele pertencer ao setor público ou privado. Cabe ressaltar ainda que ficar devendo o imposto de renda, além do fato de ocasionar débito com a Receita Federal e causar problemas com a União, provoca também uma restrição nos órgãos de proteção ao crédito.

Leia também: Não resgatou PIS/Pasep? Veja como sacar o abono salarial 2022
Quais estados negativam contribuintes por dever impostos?
Além de Minas Gerais, os estados que tem adotado a restrição no CPF como forma de instigar o pagamento dos tributos devidos são:

Maranhão;
Goiás;
Piauí;
Pernambuco;

Nesses 4 estados, isso também é válido para pendências relacionadas ao IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automores), Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), etc.

Ademais, as cidades de Campina Grande (Paraíba) e Porto Alegre (Rio Grande do Sul) igualmente estão negativando contribuintes com dívidas ligadas ao IPTU.

Sujar nome no SPC e Serasa Ficar devendo imposto pode sujar nome no SPC e Serasa? Foto: Canva Pro
Retirando a negativação por causa de débito com o estado ou a União
Sujar nome no SPC e Serasa em decorrência de dever impostos é, inegavelmente, tão ruim quanto outros tipos de débitos ou até mesmo mais.

Além da negativação trazer dificuldades na obtenção de crédito, a dívida com a Receita também pode ser um pode ser um problema. Nesse caso, pode dificultar a aprovação do financiamento estudantil no FIES ou da casa própria pela Caixa, a nível de exemplo.

Assim sendo, é legítimo negociar essa dívida de tributos com o respectivo órgão responsável do município ou estado. Geralmente, eles dão a oportunidade de parcelar a dívida.

Por fim, leia também: Sofreu negativação indevida no SPC e Serasa? Saiba como resolver essa situação
Com quanto tempo o nome sai do SPC e Serasa: entendendo o prazo de prescrição

Comments are closed.