Qual é diferença entre SPC e Serasa? Entenda as finalidades de cada órgão

Apesar dos ambos atuarem como uma plataforma de proteção ao crédito, trata-se de órgãos distintos!

Presidente Prudente, 25 de maio de 2022, por Danieli Mennitti – Ao contrário do que muitos pensam, existe sim diferença entre SPC e Serasa. Com efeito, apesar de ambas as entidades terem um objetivo em comum, que é a proteção ao crédito, elas possuem as suas respectivas particularidades. Saiba mais hoje aqui no Guia do Ex-Negativado do É Mais MT.
Diferença entre SPC e Serasa: entendendo como funciona o Serasa Experian
Antes de mais nada, para entender a diferença entre SPC e Serasa, é preciso saber mais a respeito do funcionamento de cada um dos órgãos de proteção ao crédito em questão. Assim sendo, ficará mais claro essas distinções entre ambas.

diferença entre spc e serasa (1) Qual é diferença entre SPC e Serasa? Entenda melhor como eles funcionam. Foto: ACEAD/Reprodução

Leia também: Consultar score de crédito no SPC e Serasa: saiba como fazer isso online

Assim sendo, deve-se saber que o Serasa é uma entidade que foi fundada no ano de 1968, a partir da parceria entre a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e a Associação de Bancos do Estado de São Paulo. Dessa forma, passou a ser possível consultar a existência de dívidas atrasadas e cheques roubados usando o CPF e nome de um consumidor.

Não apenas os bancos e instituições financeiras em geral passaram a se valer desse serviço, mas também uma boa partes dos lojistas começaram a utilizar o Serasa para avaliar os riscos de seus respectivos clientes se tornarem inadimplentes.
Como consultar o CPF no Serasa?
Primeiramente, deve-se acessar o site Serasa Consumidor e efetuar um cadastro na plataforma, fornecendo dados como CPF, nome, e-mail, endereço e telefone, além da criação de uma senha para posterior login.

Na sequência, após se logar na plataforma, será possível vislumbrar na página inicial se há ou não dívidas constantes no CPF do consumidor e também qual é o score de crédito dele. Ademais, há ainda a oportunidade de negociar as dívidas pendentes.
Diferença entre SPC e Serasa: SPC Brasil
SPC é a sigla para Serviço de Proteção ao Crédito. Esse birô é o que propicia dados para os lojistas. A propósito, ele é mantido por associações comerciais, que são capazes de fornecer informações através de instituições parceiras em todos os estados brasileiros.

Dessa maneira, os comerciantes conseguem analisar os riscos de inadimplência. Com isso, eles reduzem as chances de terem prejuízos em caso de crediários e parcelamentos.

Assim sendo, a diferença entre SPC e Serasa está nas fontes a partir das quais se obtém as informações de crédito, além também dos critérios utilizados no cálculo do score.

Leia também: Empresa que realizou a negativação no SPC e Serasa faliu: o que fazer?
O que COMPRAR e REVENDER COM APENAS 100 REAIS?? Eu te ajudo na escolha! (Veja as DICAS PARA LUCRAR)

Comments are closed.