Quem possui nome sujo no SPC e Serasa pode abrir um negócio? Entenda

Restrição no nome de um empresário, não interfere na abertura de um negócio!

Presidente Prudente, 24 de maio de 2022, por Danieli Mennitti – Um consumidor que está com o nome sujo no SPC e Serasa pode abrir um negócio, se assim o desejar. Ainda que essa restrição no CPF possa propiciar alguns dissabores, ser dono de um empreendimento é algo permitido às pessoas negativadas. Saiba mais hoje aqui no Guia do Ex-Negativado do É Mais MT.

Só porque alguém está com uma negativação não é um elemento que impede a abertura de negócio. De fato, isso é assegurado pela Lei Complementar de nº 123 de 14 de dezembro de 2006.
O que leva a alguém com nome sujo no SPC e Serasa a querer abrir negócio? Quais as condições?
É muito comum as pessoas sentirem o desejo de abrir um negócio próprio, não importando se estão com o nome sujo no SPC e Serasa ou não.

Isso é um reflexo de uma vontade de atingir a tão busca independência e liberdade financeira, tendo uma condição melhor de vida e ser o próprio patrão.

Nome sujo no SPC e Serasa Quem possui nome sujo no SPC e Serasa pode abrir um negócio? Entenda. Foto: Canva Pro

Além disso, a situação econômica ruim no país elevou a porcentagem de brasileiros desempregados ou que trabalham em empregos informais. Assim sendo, um volume expressivo da população brasileira crê que ter seu próprio negócio é uma forma de ganhar dinheiro, pagar as contas, enfim, viver a vida.

Todavia, há também um contingente razoável da parcela trabalhadora da população que se encontra com o nome negativado junto aos birôs de crédito.

Entretanto, mesmo que a pessoa esteja com o CPF negativado logre em ter um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), de certo modo, da mesma forma que o CPF (cadastro da pessoa física) age para uma pessoa física.

Além disso, ele igualmente pode obter uma inscrição estadual. Ou seja, as exigências para a abertura de empresa podem ser cumpridas normalmente.
A pedra no caminho: CPF irregular
A coisa muda de figura, por outro lado, a partir do momento no qual o CPF das pessoas detentoras de uma empresa estão com o CPF em situação irregular. Contudo, é importante ressaltar que há diferença entre estar com o nome sujo no SPC e Serasa e ter um CPF em situação irregular.

Um cidadão pode ficar com negativação no CPF, por exemplo, ao ficar devendo para um banco e não conseguir pagar no prazo adequado, transformando-se em um inadimplente. Por outro lado, o CPF irregular, de modo geral, quer dizer que o indivíduo tem pendência com a Receita Federal. Essa pendência pode ser por uma das razões abaixo:

Não declarar o Imposto de Renda pelos últimos 5 anos;
Haver divergência de dados na declaração de IR quanto aos ganhos obtidos;
Apresentar alguma dívida ativa na Receita Federal. Essa dívida ativa ocorre assim que o contribuinte não paga os devidos impostos ao governo, como o IPTU, entre outros.

Nome sujo no SPC e Serasa Quem possui nome sujo no SPC e Serasa pode abrir um negócio? Entenda. Foto: Pixabay
Regularização da situação do CPF
Dessa forma, é condição essencial regularizar o CPF perante a Receita Federal a fim de que o cidadão com nome sujo no SPC e Serasa possa concretizar a abertura do negócio que tanto sonha.

E mesmo que haja a oportunidade de abrir um negócio tendo uma restrição no CPF, recomenda-se fortemente, antes de mais nada, resolver o problema, quitando a dívida e limpando o nome.

A razão por trás disso é que talvez seja preciso efetuar a a abertura de uma conta bancária para essa nova pessoa jurídica e uma possível pedido de crédito para apostar no crescimento da futura empresa.

Por fim, leia também: Armário cápsula: saiba como economizar em roupas e ficar por dentro da moda
O que COMPRAR e REVENDER COM APENAS 100 REAIS?? Eu te ajudo na escolha! (Veja as DICAS PARA LUCRAR)

Comments are closed.