Sofreu negativação indevida no SPC e Serasa? Saiba como resolver essa situação

Saiba os seus direitos em casos como esse, e veja como agir da maneira correta!

Presidente Prudente, 22 de abril de 2022, por Danieli Mennitti – Quando se fica com o nome sujo, todos sabem que é só quitar a dívida que a questão está solucionada. Com efeito, em no máximo 5 dias após a quitação o CPF deixa de constar nos registros. No entanto, como devo proceder ao sofrer uma negativação indevida no SPC e Serasa? Saiba mais hoje aqui no Guia do Ex-Negativado do É Mais MT.

Aliás, chama-se de negativação indevida quando uma certa pessoa se encontra com o nome limpo, mas, devido a algum erro, um credor negativa o nome desse consumidor. Dado que a negativação traz muitas dores de cabeça, é essencial resolver o problema o mais rápido possível.

Quais as medidas a serem tomadas para resolver uma negativação indevida no SPC e Serasa?

O primeiro passo a ser dado para se livrar de uma negativação indevida no SPC e Serasa é, sem sombra de dúvidas, entrar em contato com a empresa credora. Reúna todos os documentos e informações que conseguir e sejam úteis para provar que não se contraiu nenhuma dívida.

Negativação indevida no SPC e Serasa
Sofreu negativação indevida no SPC e Serasa? Saiba como resolver a situação. Foto: Pixabay

Caso a negativação indevida tenha ocorrida por causa de uma perda de documentos, roubo, fraude ou clonagem, será necessário conversar com o credor. Assim como, o consumidor precisa igualmente realizar uma formalização da solicitação de exclusão, mandando os documentos a seguir para os birôs:

  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Cópia autenticada do boletim de ocorrência devidamente assinado pelo investigador ou delegado;
  • Declaração escrita de próprio punho, contendo seu nome, telefone, endereço, número de CPF e RG, requerendo a exclusão da negativação.

Contudo, se a tentativa de diálogo amigável de pedir a exclusão for frustrada, o que restará é entrar na Justiça e talvez obter uma indenização por danos morais.

Leia também: Amante tem direito à pensão por morte? Entenda o que diz a legislação

Quais as exigências para estar apto à indenização?

Como retirar a negativação indevida no SPC e Serasa e ganhar indenização? Saiba que é fundamental recordar que existe essencialmente duas situações que resultam em uma negativação. A primeira é um equívoco na cobrança por parte da empresa, enquanto a segunda é em decorrência de alguma fraude.

Além disso, os requisitos para se ter direito a uma indenização por negativação indevida, é não ter pago a conta ou fatura em questão. Assim como, o nome deve ter sido registrado em órgãos de proteção ao crédito.

Novamente, é necessário se ter documentos que comprovem que a negativação foi indevida.

As indenizações por danos morais oscilam entre R$5 mil a R$40 mil reais, dependendo de cada caso. No que diz respeito ao tempo que o processo demora para ser encerrado vai de 2 a 4 anos e meio, podendo demorar menos que isso ou mais.

Entretanto, é válido salientar que outro requisito para possuir direito à indenização, é o consumidor não estar com o nome sujo por causa de outra dívida.

Por fim, leia também: Brechó online vale a pena? Veja como e onde comprar

Com quanto tempo o nome sai do SPC e Serasa: entendendo o prazo de prescrição

Comments are closed.