SPC e Serasa fazem ligações ou mandam e-mails para avisar sobre a negativação?

Tire suas dúvidas sobre isso

Presidente Prudente, 05 de junho de 2022 – Danieli Mennitti – Não, o SPC e Serasa não efetuam ligações e tampouco mandam e-mails para informar o consumidor sobre uma negativação do nome do mesmo. Saiba mais aqui no Guia do Ex-Negativado do É Mais MT.

SPC e Serasa: entendendo como funcionam as notificações

Muitas vezes se ouve falar de pessoas com débitos pendentes e que foram contatadas pelas empresas credoras, sendo avisadas acerca da negativação do CPF no SPC e Serasa que poderia ocorrer dentro de um determinado prazo. Essa atitude é normal, uma prática corrente no mercado.

Não obstante, esse aviso é obrigatório, inclusive constando na legislação brasileira, que define que o consumidor precisa ser avisando antes de ter alguma restrição registrada em seu CPF. Todavia, não é função dos órgãos de proteção ao crédito dar esse tipo de aviso.

SPC e Serasa fazem ligações ou mandam e-mails?
SPC e Serasa fazem ligações ou mandam e-mails? (Foto: Canva Pro)

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De fato, o aviso sobre a negativação sempre é encaminhado pelo credor com a qual se contraiu a dívida e, se for o caso, por alguma empresa de cobrança. Com efeito, é essa modalidade de empresa que notifica o consumidor a respeito da negativação.

Ademais, o próprio consumidor em si tem a chance de averiguar a existência de potenciais dívidas. Isso pode ser feito acessando o site ou aplicativo dos birôs de crédito. Neles se tem a possibilidade de fazer as consulta desejadas, com o intuito de descobrir se existe uma pendência e com qual companhia.

Dessa forma, é responsabilidade do cidadão manter-se alerta, pois os e-mails ou até mesmo as ligações supostamente nos nomes dos birôs são ferramentas usadas por golpistas, para roubar dados sensíveis das pessoas.

Como saber se um e-mail é verdadeiro ou então?

Cabe salientar que é igualmente necessário ter cautela quando se recebe e-mail de uma suposta empresa avisando sobre a negativação. Isso porque esse é um truque bem comum usados por pessoas de má fé: falar que o nome do consumidor foi negativado.

Dessa maneira, como forma de prevenção, é imprescindível saber quando um e-mail é falso. Para esse objetivo, é necessário se atentar ao remetente. Confira se ele é desconhecido ou então estranho. Em caso positivo, não abra esse e-mail. Ademais, se porventura as informações estiverem erradas, confusas, enfim, com algum problema, desconfie. Apague a mensagem imediatamente.

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