Como saber se um investimento vale a pena? Confira 5 dicas para diminuir os riscos

Conheça alguns dicas fundamentais para não correr tantos riscos

Rio de Janeiro, 12 de julho de 2022, por Karla Camacho – Veja como saber se um investimento vale a pena com 5 dicas para diminuir os riscos que separamos abaixo.

Confira aqui no Blog Guia do Ex-Negativado como não passar por surpresas desagradáveis. As pessoas estão cada vez mais querendo cuidar melhor do dinheiro em tempos que a inflação tem corroído o poder de compra da população.

No entanto, não dá para começar investindo em qualquer opção que aparece em nossa vida, já que o risco de ir à bancarrota é grande sem conhecimento. Por isso, confira 5 dicas para diminuir os riscos e saber se um investimento vale a pena, logo abaixo:
5 dicas para diminuir o riscos e saber se um investimento vale a pena
Apesar de mais de 3,8 milhões de pessoas, de acordo com a B3 (Bolsa de valores brasileira), terem entrado no mercado de investimentos, muitos ainda não sabem como escolher as melhores opções e minimizar os riscos.

Por isso, veja abaixo 5 dicas para diminuir os riscos e saber se um investimento vale a pena.
Entenda que a renda fixa é segura
Primeiramente, uma das dicas é começar pela renda fixa, pois ela é tão segura quanto a poupança da Caixa, por exemplo, onde muitos ainda deixam o capital parado.

Só que esta última rende menos que alguns investimentos como o tesouro selic que, atualmente, valoriza quase o dobro da poupança bancária.
Defina o objetivo de cada investimento
Para entender melhor se um investimento vale a pena, uma das dicas é a definição de um objetivo futuro para o seu dinheiro.

Afinal, o maior minimizador de riscos é o conhecimento sobre o que deseja alcançar com o dinheiro investido. Assim o investidor pode traçar uma meta e escolher as aplicações de acordo com a rentabilidade de cada um deles.
Veja se tem proteção do FGC
O FGC (Fundo Garantidor de Crédito) protege as pessoas que investem em renda fixa. Caso o investidor tenha até 250 mil aplicados em corretoras e bancos digitais que apresentam problemas financeiros, esse valor é devolvido para os clientes pelo FGC, em caso de calote das instituições.
Analise os indicadores
Como saber se um investimento vale a pena - Reprodução Freepik Como saber se um investimento vale a pena – Reprodução Freepik

Outra dica para saber se um investimento vale a pena são os indicadores como a Selic e o CDI que servem como referência para os investimentos definirem a taxa de retorno sobre o investimento.
Busque bastante conhecimento
Por fim, a principal dica para diminuir os riscos e saber se um investimento vale a pena é a busca pelo conhecimento que precisa ser incessante para não cometer deslizes na aquisição de títulos.

Comments are closed.