Financiamento estudantil de Medicina: veja os cálculos previstos e entenda mais detalhes

Financiamento estudantil de Medicina: veja os cálculos previstos e entenda mais detalhes. Foto: Canva Pro

Ponta Grossa, 12 de maio de 2022, por Michele Azevedo ─ Pensando em um obter um financiamento estudantil Medicina? Considerado uma ótima alternativa para quem deseja obter um diploma de nível superior, essa linha de crédito é muito requisitada em diversas áreas de graduação. Por isso, hoje o Guia do Ex-Negativado, irá apresenta mais informações sobre esse tipo de financiamento.
Financiamento estudantil Medicina
O financiamento estudantil Medicina é recomendado para quem tem interesse em seguir na área, mas quer pagar um preço mais em conta. Afinal, devido a alta infraestrutura e busca por esse curso, isso é refletido diretamente nas mensalidades.

Entretanto, em razão do financiamento, esse sonho já não é tão inacessível quanto a maioria imagina.

Esse procedimento funciona como um empréstimo, onde uma instituição financeira concede crédito e o estudante paga a graduação de forma diluída.

Assim como todos os financiamentos, existem correções monetárias, juros e taxas administrativas para quem quer aproveitar a modalidade. De qualquer forma, essa é uma solução vantajosa, principalmente para quem não tem condições mas quer um diploma.

Financiamento estudantil de Medicina: veja os cálculos previstos e entenda mais detalhes. Foto: Canva Pro

Leia também: Saiba qual investimento rende mais de 1% ao mês e comece fazer dinheiro
Qual banco financia curso de Medicina
Para fazer um curso de ensino superior exige tempo e em algumas situações, dinheiro. Afinal, esse é um passo importante para qualquer pessoa, seja na vida pessoal ou profissional.

Os preços das graduações são variáveis, dependendo da região, instituição e demais aspectos. Os cursos de saúde, como a Medicina, são os mais caros da modalidade.

Os estudantes encontram esse curso por, aproximadamente, R$5.000,00 ao mês. Felizmente, existem várias maneiras de ingressar, sendo esse o caso do financiamento por instituição financeira.

Existem várias instituições financeiras que oferecem essa vantagem para os interessados. Lembre-se de fazer uma boa pesquisa antes de encaminhar a solicitação e começar os estudos.
FIES
O FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), é um programa criado pelo MEC. Como o próprio nome sugere, ele oferece financiamento para os estudantes que desejam ingressar em cursos de nível superior em instituições privadas.

O principal objetivo do programa é auxiliar os estudantes de baixa renda a entrarem no curso superior. Em algumas situações, o programa oferece até 75% do valor dos cursos pagos.

Assim que um novo semestre inicia, o FIES abre novas vagas para os candidatos interessados. Aqueles que forem financiados pelo programa, recebem o custeamento das mensalidades até o fim do ano.

Entretanto, assim que a graduação chegar ao fim, o estudante deve devolver o valor que teve financiamento. Esse valor será quitado em parcelas mensais. Vale ressaltar que o prazo máximo para quitar a dívida é 14 anos.

Financiamento estudantil de Medicina: veja os cálculos previstos e entenda mais detalhes. Divulgação: sisfiesportal.mec.gov.br/
Parcela do FIES após formado em Medicina
O valor da dívida do financiamento após a graduação no curso de medicina, terá estabelecimento no contrato. Nesse caso, é necessário considerar o valor em si e o índice de reajuste do programa.

Além disso, após se formar em Medicina, o estudante tem a oportunidade de abater até 1% da dívida, desde que as condições sejam possíveis para o cumprimento.

Gosta de investir? Confira a matéria de Ana Beatriz Hoffert, no blog Casa Vogue, e veja as dicas para aumentar o valor do seu imóvel para possíveis compradores.

Por fim, leia também: 4 dicas vitais para estudar para concurso: aumente suas chances
Tenha agora RENDA EXTRA COM MINI BOLO VULCÃO; saiba fazer e PRECIFICAR o produto (PASSO A PASSO)

Michele Azevedo: Formada em Letras - Português/ Inglês, e idealizadora do site Escritora de Sucesso, busca expandir o conhecimento de todos com informações relevantes sobre diversos assuntos, enquanto redatora. No Guia do Ex-Negativado, produz conteúdos sobre finanças e dicas financeiras para obter sucesso!