Leilão de imóveis da Caixa: veja se vale a pena adquirir propriedades por essa modalidade

Com essa modalidade de compra é possível economizar até 70% do preço real de um imóvel.

Belo Horizonte, 19 de maio de 2022, por Lilian Albuquerque – Em busca da casa própria, muitas pessoas se interessam pelo leilão de imóveis da Caixa, já que nessa modalidade é possível economizar até 70% do preço real de um imóvel. Então, confira no post de hoje como funciona e se vale a pena adquirir um imóvel de leilão.
O que é um leilão de imóveis
Um leilão de imóveis é um tipo transação que não ocorre entre um comprador e um vendedor (como nas vendas tradicionais). Isso porque a propriedade leiloada foi de alguém que inadimpliu ou perdeu um processo acionado por um banco ou tribunal.

Nesse caso, o processo é conduzido por um juiz que aprovará ou reprovará o leilão. Sendo assim, as partes interessadas fazem um lance em uma disputa e quem der o melhor lance é contemplado.

Leilão de imóveis da Caixa Leilão de imóveis da Caixa: veja se vale a pena adquirir propriedades por essa modalidade. Divulgação: caixa.gov.br/
Como funciona o leilão de imóveis da Caixa
O leilão de imóveis está amparado pela Lei 9.514/1997 que institui a alienação fiduciária, sendo direcionado a qualquer pessoa física ou jurídica – desde que seja maior de idade, capaz e não esteja impedida por lei como, síndicos, juízes, entre outros.

Para dar início ao processo, o banco divulga um edital onde está descrita a data do evento, o valor mínimo de venda, as formas de pagamento e outros detalhes.

Segundo informações do site oficial da Caixa, a licitação pode ser fechada, onde são recebidas propostas de compra por escrito depois da publicação do edital. Quem apresentar a melhor proposta é considerado o vencedor.

Além disso, existe a modalidade de venda online, onde você apresenta uma oferta a partir do valor mínimo de venda registrado na página do imóvel de seu interesse.

Assim, quando o cronômetro chega a zero, o lance mais alto é considerado o vencedor. As vendas podem ser representadas por um corretor credenciado e contratadas por meio do CCA (Correspondente Caixa Aqui).

Por fim, vale destacar que a Caixa disponibiliza a opção de utilizar o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e um período de carência de até 6 meses em compras por leilão.

Leilão de imóveis da Caixa Leilão de imóveis da Caixa: veja se vale a pena adquirir propriedades por essa modalidade. Foto: Canva Pro
Vale a pena comprar imóveis no leilão da Caixa?
No mês passado, a Caixa realizou um leilão de imóveis com lances a partir de R$ 27,9 mil e com descontos bastante atrativos.

Então, se além do preço, o imóvel e as condições de contrato atendem às suas expectativas e necessidades, adquirir um imóvel de leilão pode ser uma boa oportunidade. No entanto, fique atento(a) a alguns detalhes como:

Leia o edital do leilão e esteja ciente das suas regras;

Se for possível, visite o imóvel desejado;

Compare o valor do imóvel leiloado com o de mercado;

Verifique se existem dívidas relacionadas ao imóvel escolhido; e

Conheça todas as condições para acessar o imóvel (já que muitos deles podem ainda estar ocupados) e conte com um bom advogado.

Por fim, veja também: Carro por assinatura: saiba como funciona e veja se vale a pena
Veja como Ganhar DINHEIRO INDICANDO IMÓVEIS (única indicação pode gerar mais de R$ 1 mil)

Comments are closed.