Como saber se estou cadastrado no Cadastro Único? Consulte sem sair de casa

Veja como fazer a consulta ao cadastro que dá o acesso aos benefícios sociais

Curitiba, 15 de maio de 2022, por Ana Follmann – Como saber se sou cadastrado no Cadastro Único? Esse banco de dados é importante para ter acesso a alguns programas públicos. Por isso, hoje o Guia do Ex-Negativado do É Mais MT ensina você como consultar sua inscrição.

Quem tem inscrição no CadÚnico pode, por exemplo, receber o Auxílio Brasil. Isso, é claro, caso também preencha os demais requisitos do programa de redistribuição de renda.

E não é apenas o Auxílio Brasil que se baseia nos dados desse cadastro. Outros programas federais, estaduais e municipais também fazem uso das informações ali existentes para direcionar seus benefícios.
Como saber se estou cadastrado no Cadastro Único?
Existem três opções para consultar se há inscrição no CadÚnico. Aliás, todas elas são remotas. Ou seja, podem ser feitas de casa, sem necessidade de deslocamento.

Contudo, cuidado! Você não tem acesso aos dados de cadastro completos. Por isso, é preciso ter atenção para que haja a atualização das informações a cada dois anos, no máximo.

Além disso, diante de qualquer alteração sobre os dados de cadastro (como número de membros da família, renda ou endereço) é necessário atualizá-lo imediatamente.

Tanto a inscrição no CadÚnico quanto a atualização das informações ocorrem no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de cada município.

Como saber se sou cadastrado no Cadastro Único Como saber se sou cadastrado no Cadastro Único? Consulte sem sair de casa – Foto: Canva Pro
Como saber se estou cadastrado no Cadastro Único pelo telefone
Primeiramente, é possível obter informações sobre a existência de inscrição por atendimento telefônico. Ele funciona de segunda a sexta-feira entre 7h e 19h; aos sábados, domingos e feriados, entre 10h e 16h.

Nesse caso, então, basta ligar para o número 0800 707 2003, dentro do horário de atendimento. Depois, selecione a opção 5 e aguarde instruções e informações.
Consulta pelo aplicativo
Outra opção para saber se você está cadastrado no Cadastro Único é pelo aplicativo do banco de dados. Basta baixá-lo e preencher um formulário com nome, data de nascimento e nome da mãe e fazer a consulta.
Pelo site
Por fim, também é possível saber se você está cadastrado no Cadastro Único por esse site. Após acessá-lo, então, preencha o formulário com nome completo, data de nascimento e nome da mãe.

Igualmente, informe o local de residência. Dessa forma, para terminar, clique em “Não sou um robô”, validando a resposta, e em “Emitir Certidão”.

Leia também: Pagamento do Auxílio brasil 2022: veja o calendário atualizado dos pagamentos de maio

 

Comments are closed.