Saiba quanto tempo demora para receber a pensão por morte após dar entrada

Benefício é gerenciado e pago pelo INSS, e costuma demorar um certo período para iniciar os pagamentos!

Curitiba, 15 de junho de 2022, por Ana Follmann – O tempo de demora para receber pensão por morte após entrada pode variar. No entanto, o bene possui um prazo determinado por lei. Confira hoje, aqui no Guia do Ex-Negativado do É Mais MT, qual é o prazo e saiba o que fazer em caso de atraso.

Embora a pensão possa ser solicitada online, a análise do pedido é feito pelos servidores do INSS. Isso demanda tempo, pois pode envolver diversos documentos.

Além disso, a fila de pedidos previdenciários cresce a cada dia, o que aumenta, também, a fila de espera. Abaixo, então, confira o que esperar ao entrar com pedido e como proceder.
Quanto tempo demora para receber pensão por morte após dar entrada no INSS?
Por lei o INSS possui 60 dias, a partir da apresentação do pedido, para dar resposta à solicitação de pensão por morte. Contudo, raramente há cumprimento dele.

Isso ocorre em razão das filas gigantescas que a Previdência Social encara. Para se ter noção, atualmente elas contam com mais de 2,8 milhões de pedidos que aguardam resposta.

Conforme a matéria de Marta Cavallini para o G1 em 29/03/2022, o tempo médio de espera é de 94 dias. Por isso, o tempo de demora para receber pensão por morte após a entrada é maior do que o determinado em lei.

Aliás, cuidado! Não é apenas o INSS que possui prazo com o pedido de pensão por morte. Os beneficiários devem dar entrada nele em até 90 dias contados da morte do trabalhador ou aposentado.

Tempo demora pensão morte Saiba quanto tempo demora para receber a pensão por morte após dar entrada. Foto: Canva Pro

Leia também: Bancos que antecipam o 13° em 2022: confira 3 opções no mercado
O que fazer em caso de atraso da análise do pedido de pensão por morte?
Em regra a resposta ao pedido de pensão por morte costuma demorar mais tempo do que o que a lei determina. Portanto, nesses casos o cidadão tem direitos frente ao INSS.

É possível entrar com uma ação perante a justiça federal para requerer que o INSS dê resposta ao pedido.

De qualquer forma, na concessão do pedido em atraso há o pagamento das parcelas devidas desde a data da entrada do pedido de pensão por morte.
Com essas 8 DICAS VITAIS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA QUEM GANHA POUCO vai equilibrar suas contas

Comments are closed.