Plantas de sombra, 7 espécies perfeitas para escolher cultivar

Torne os cantinhos da sua casa mais aconchegantes

São Paulo, 10 de agosto de 2022, por Caroline Alcides – De todos os espaços da casa, a varanda é o ambiente que mais recebe plantinhas. Mas, saiba que dá para deixar todos os cantinhos da casa bem especial inclusive os locais que recebem pouca luz natural com o uso de plantas de sombra.

Algumas plantas, além de embelezar o espaço, têm propriedades calmantes ou energizantes, algumas aromáticas ou para usar na culinária. Seja como for, é sempre bom ter um verdinho em casa. Desta forma, o Blog News Cotidiano separou algumas dicas para você escolher as melhores plantas para colocar em casa, que não precisam de muita luminosidade para se desenvolver. Fique até o final e surpreenda-se!

Plantas de sombra, 7 espécies perfeitas para escolher cultivar

De antemão, as plantas trazem leveza para o ambiente, por esta razão elas são essenciais na decoração do lar, tanto no interior quanto no exterior da casa. A escolha da espécie varia entre espaço, o tempo livre para cuidados, pois algumas espécies necessitam de muita atenção. Desta forma, veja as melhores plantas para cultivar em locais com sombra. Confira a seguir.

1. Lírio da paz

Plantas de sombra
Plantas de sombra, 7 espécies perfeitas para escolher cultivar. Foto: Canva Pro

Em primeiro lugar, essa especie é muito fácil de cultivar e fica incrível em qualquer ambiente. Por ser uma planta de sombra, ela requer poucos cuidados. Resiste a baixas temperaturas e fica estável com pouca umidade. Aproveite toda essa delicadeza do lírio da paz para decorar a sala, visto que essa planta floresce o ano todo, em especial no verão.

2. Bromélia; plantas de sombra

Nesse sentido, apesar de as bromélias serem plantas resistentes, elas precisam de pouca luminosidade para se desenvolver. Por possuírem raízes curtas, elas precisam de pouco espaço. Desse modo é possível cultivá-las em vasos ou jardins verticais.

3. Vinca

Outra planta que possui um charme especial é a vinca, geralmente usada em vasos ou jardins verticais, ela também pode ficar muito elegante nos ambientes internos.

Uma de suas características é a apresentação de folhas ovais com um verde bem escuro, sua floração acontece o ano todo e possui várias cores. A rega deve ser regrada, com pouca umidade. Ela cresce rapidamente em ambientes com pouca luz.

4. Zamioculca

Ainda assim, outra opção para dar vida aos cômodos é a zamioculca, planta considerada resistente, com rega necessária de 1 a 2 vezes na semana. Planta de crescimento lento, no entanto, é versátil para decoração de vários ambientes.

5. Bambu da sorte

Planta fácil de cuidar e cultivar e, de quebra, ainda traz boas energias para a sua casa. O bambu da sorte não precisa de terra em seu vaso, apenas água destilada suficiente para sobreviver, com troca semanal.

6. Samambaia

O melhor para a samambaia contemplar com a sua beleza o ano inteiro são locais onde ficam sob luz indireta, ou seja, próximos às janelas. Por gostar de solo úmido, a rega deve ser frequente, mas não exagerada. Para não errar, coloque o dedo na terra, desse modo se ele sair sujo, a rega está ok!

7. Plantas de sombra; Antúrio

Por fim, essa planta não pode faltar na sua casa, pois suas flores possuem uma beleza encantadora. Essa planta pode até parecer de difícil cuidado, no entanto são de fácil manutenção. O solo deve estar úmido, mas nunca encharcado.

Mas atenção se você tem crianças ou pets em casa, fique de olho no local que a planta ficará, pois é considerada venenosa caso seja ingerida.

As 5 PLANTAS mais FÁCEIS de cuidar para você ter em CASA!

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito ler mais