Como hidratar os pés em dias mais frios: 4 passos essenciais na rotina semanal

Mantenha-os livres de maus odores, rachaduras e fungos

Curitiba, 01 de julho de 2022, por Ana Follmann – A pele do pé é sensível e é especialmente afetada nos dias frios. Assim, requer especial atenção e cuidados. Confira quais são, hoje, no News Cotidiano, e aprenda como hidratar os pés em 4 passos essenciais, práticos e efetivos. Desse modo, evite rachaduras, frieiras e outros problemas comuns na região.

Continue a sua leitura e veja como proteger a pele dos pés e mantenha-os sempre bonitos, saudáveis e longe de riscos.
Aprenda como hidratar os pés em dias mais frios com um passo a passo completo
Durante o inverno a pele é naturalmente mais afetada. Afinal, os ventos frios e as baixas temperaturas promovem o ressecamento. Além disso, é comum que haja a diminuição no consumo de água, o que também promove a desidratação da cútis.

Quando esse assunto se volta aos pés os perigos são ainda maiores, pois no inverno é comum que eles fiquem abafados por meias, pantufas e outros calçados fechados. Com isso, a pele não respira corretamente.

Além disso, nessas situações os pés criam o cenário perfeito para a proliferação de microrganismos que podem causar frieiras, micoses e chulé. Com os cuidados que listamos abaixo, porém, isso não mais será um risco. Continue lendo e proteja seus pés, mantendo-os sempre lindos e saudáveis!
Como hidratar os pés: Comece fazendo um escalda-pés
Como hidratar os pés em dias mais frios: 4 passos essenciais – Foto: Canva

Para uma rotina semanal de cuidados com os pés, o ideal é começar com um escalda-pés. Eles ajudam no relaxamento, bem como promovem a circulação sanguínea. Ainda, ajudam a amolecer a pele com células mortas, facilitando a extração e a hidratação.

Para isso, utilize água morna, bem como óleos essenciais e outros aromas de sua preferência. Uma boa ideia é colocar ao fundo da bacia algumas bolas de gude, as quais promovem uma massagem na sola dos pés.
Esfolie seus pés
Para continuar o processo de como hidratar os pés, após a esfoliação é importante promover a esfoliação. Nesse caso, então, evite o uso de lixas que podem aumentar as rachaduras presentes nos membros. Assim, utilize produtos próprios para esfoliar.

Você encontra-os em farmácias e mercados. Por outro lado, também pode fazer uma misturinha caseira e que não apresenta riscos à saúde dos pés. Assim, massageie-os com o produto escolhido e depois enxágue bem e seque-os.
Por fim, é hora de hidratar os pés
Após o secar bem os pés chegou o momento de hidratá-los. Para isso, passe um creme próprio para a região. Uma ótima e barata solução é apostar na vaselina, que possui propriedades hidratantes incríveis!

Passe bem o produto em todo o pé e o massageie. Para aumentar a absorção e a ação do creme, embrulhe-os com plástico-filme e prenda bem. Depois, coloque meias sobre os pés e deixe o creme agir por 30 a 60 minutos antes de descartar o plástico.
Mantenha esses cuidados diários para manter os pés hidratados
Os passos acima são importantes para os cuidados semanais (ou em até 2 vezes na semana) para hidratar os pés. Contudo, saiba que também são necessários hábitos diários para garantir a saúde e beleza deles.

Confira quais são:

Use creme nos pés diariamente, antes de dormir;
Evite manter os pés abafados o dia inteiro. Permita-os respirar;
Dê preferência para meias de algodão;
Seque bem seus pés após o banho e espere para colocar meias ou pantufas;
Visite um(a) podólogo(a) para acompanhar a saúde dos pés;

Conheça alguns dos principais problemas que afetam os pés
Além de saber como hidratar os pés também é importante conhecer os principais problemas que os afetam. Assim, caso apareçam, você pode reconhecê-los e tomar providências rapidamente. Saiba quais são eles nessa matéria de Samantha Cerquetani para o UOL, de 13/08/2020.
Você merece! Veja as MELHORES DICAS para ter uma boa ROTINA de AUTOCUIDADO

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito ler mais