Porque o tapete pode ficar esfarelando? 4 dicas para você evitar esse problema

E prolongar a vida útil desse material

São Paulo, 06 de julho de 2022, por Caroline Alcides – Porque o tapete pode ficar esfarelando? Algumas práticas comuns podem contribuir para que esse problema aconteça antes da hora.

Saiba que preparamos aqui no Blog News Cotidiano, algumas dicas e cuidados com esse material a fim de prolongar o uso por muito tempo. Confira a seguir.

Porque o tapete pode ficar esfarelando? 4 dicas para você evitar esse problema

Em geral, os tapetes sintéticos possuem uma base com cola. E senão tomados alguns cuidados essa base pode começar a esfarelar.

Pensando nisto, preparamos os erros mais comuns no dia a dia que pode gerar esse problema. Desta forma, confira a seguir 4 cuidados veja se você esta cometendo algum deles, e pare agora mesmo!

1. Tapete esfarelando; não use vassouras duras

tapete-esfarelando
Porque o tapete pode ficar esfarelando? 4 dicas para você evitar esse problema. Foto: Canva pro

Em primeiro lugar você deve observar como esta sendo feita a limpeza desse material. Sabemos ser importante fazer a limpeza para evitar a concentração de sujidades, germes e bactérias. No entanto, se você costuma realizar essa tarefa com escovas ou mesmo vassouras de cerdas duras, saiba que terá problemas a curto prazo.

Pois, o atrito causado pelo material rígido vai danificar as fibras do material. Nesse sentido, prefira usar o aspirador de pó ou escovinha de cerdas macias para fazer a limpeza corretamente.

2. Nunca dobre o tapete

Outro cuidado com a peça que deve ser verificado, é se o tapete não está ficando muito tempo dobrado. Esse hábito danificará a estrutura  do forro, fazendo com o que dure menos tempo. Ainda assim, caso precise guardar o tapete enrole-o de forma que a parte de baixo fique para o lado de fora.

3. Evite molhar o tapete

Vale ressaltar que o látex é muito sensível à umidade. Em outras palavras a lavagem inadequada ou uso de produtos abrasivos. Desta forma, sempre que possível realize a limpeza utilizando do aspirador de pó, vassouras ou escovinhas de cerdas macias. Se preferir use também um pano levemente umedecido.

Todavia, deixe o contato com água somente para a limpeza de último caso. Esse cuidado ainda vale para quando fizer a limpeza do piso e colocar o tapete com o chão ainda molhado, o tapete absorverá toda a umidade.

4. Sol demais faz mal; tapete esfarelando

Sob o mesmo ponto de vista do uso da água o excesso de sol também não é recomendado, pois, o sol resseca a cola ou o látex, deixando com o que o tapete comece a esfarelar.

5 misturinhas caseiras mágicas para ajudar na faxina

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito ler mais