Vantagens e desvantagens do uso da panela de cerâmica; saiba tudo

Confira se vale a pena investir nesse material

São Paulo, 11 de agosto de 2022, por Caroline Alcides – Você tem vontade de comprar uma panela de cerâmica, masnão tem certeza se será um bom investimento?

Continue conosco e veja o que o Blog News Cotidiano tem pra falar para você sobre essa panela considerada extremamente resistente e durável. Fique até o final e surpreenda-se com as vantagens e desvantagens de investir na panela de cerâmica!

Vantagens e desvantagens do uso da panela de cerâmica; saiba tudo

Um fato relevante, muito benéfico para saúde, é que as panelas de cerâmica não possuem porosidade, pois sua fabricação é feita em altas temperaturas, contribuindo para que a superfície fique lisa. Portanto, contaminação por fungos é nula, comparada a outros materiais de que possuem porosidade.

Vantagens da panela de cerâmica

Outro ponto positivo que é muito considerado na hora de escolher um jogo de panela ideal é que esse material não pega gosto e nem cheiro. Além disso, é considerado antialérgico e atóxico. Por essa razão, é muito fácil fazer a limpeza do material. A boa e velha combinação de esponja macia com detergente neutro é o suficiente para fazer a higienização.

Nesse sentido, a cerâmica, por ser feita com material muito resistente, mantém o calor dos alimentos. Por isso, essa panela é ótima para preparos que precisam de muito calor e cozimento em fogo baixo. Em outras palavras, ela prepara sem arriscar queimar.

Ainda assim, devido ao seu material altamente resistente, faz com que, tanto no interior, quanto no exterior do material, não surjam os temidos riscos que, além de deixar a panela sem brilho, podem abrigar fungos e bactérias gerando transtornos à saúde. Desse modo, é possível usar os utensílios com mais segurança.

Desvantagens da panela de cerâmica

 panela de cerâmica
Vantagens e desvantagens do uso da panela de cerâmica; saiba tudo. Foto: Canva Pro

Apesar de muitos pontos positivos, alguns considerados benefícios para a saúde, a panela de cerâmica possui algumas desvantagens que devem ser observadas na hora de adquirir.

O cuidado com o material deve ser feito como qualquer outro, visto que, se cair no chão ou bater em quinas, pode apresentar pequenas fissuras na estrutura, o que pode resultar em dano permanente.

Ainda assim, mesmo sendo resistente a riscos, você deve usar materiais que não danifiquem a superfície. Como, por exemplo, o uso de espatulas de silicones.

Por fim, por ser um material grosso e resistente, a panela demora mais para esquentar se comparada a outros tipos de panelas. Se você gostou e quer investir no material, fique de olho no selo de qualidade. Compre produtos que tenham procedência, pois no mercado existem produtos com chumbo na composição que podem não ser tão vantajosos para a saúde. Escolha entre os modelos modernos por serem mais seguros.

Aprenda agora como deixar PANELAS DE ALUMÍNIO brilhando como novas

Comentários estão fechados.