Como saber quando colher a batata doce? Aprenda agora e não erre

Confira dicas para saber qual a hora certa de colher a batata doce

Curitiba, 01 de junho de 2022, por Bruno Acorsi – A batata doce tem se popularizado muito nos últimos anos, principalmente por sua capacidade nutritiva. Além disso, também é uma planta que não demanda um grande esforço para ser cultivada. Porém, podem haver dúvidas sobre a sua colheita. Então, confira como saber quando colher a batata doce com as dicas do blog NewsCotidiano, do site ÉmaisMT.
Como saber se já posso colher a batata doce
Primeiramente, o plantio da batata doce deve ser feito na primavera, ou logo após as últimas geadas, quando o solo já estiver mais quente. Além disso, existem três tipos de plantar esse tubérculo, sendo através da rama, por sementes, ou germinando a própria batata, que é o mais comum. Dessa maneira, uma planta pode gerar até 12 rebentos.

Agora, o seu plantio deve ser em solo bem drenado, rico em matéria orgânica, e com uma boa profundidade. Contudo, deve-se fazer um bom plantio para que se tenha uma boa colheita, então veja a seguir como saber quando colher a batata doce.
Quando colher a a batata doce?
Após fazer o seu plantio e o seu cultivo, podemos ter dúvidas quanto a hora certa para colher o tubérculo, sendo assim, muito importante estar de olho na planta, pois ela lhe dá sinais de que as batatas estão boas para serem colhidas. Portanto, o mais comum é a sua colheita ser feita com 3 a 4 meses após o plantio.

Entretanto, é necessário estar atento aos sinais da planta para que as batata estejam maduras. Então, quando as ramas passarem a ter uma cor mais amarelada, ao invés do verde que normalmente é predominante, é um sinal para colher a batata doce.

Além disso, é importante fazer um teste, colhendo batatas de locais diferentes da horta e comparando o calibre e comprimento delas, quando semelhantes, é um bom sinal para colhê-las. Contudo, no caso do topo das plantas estar escuro, faça a colheita o mais rápido possível, para evitar perdas.

Leia também: Qual a melhor terra para iniciar o plantio de uma horta? Saiba agora mesmo

Como saber quando colher a batata doce? Como saber quando colher a batata doce – Foto: Canva
Benefícios do consumo de batata doce
Esse tubérculo ficou muito famoso no mundo fit, primeiramente por ajudar no ganho muscular, que não depende só de exercícios físicos, mas também de um equilíbrio alimentar entre proteínas e carboidratos que são abundantes na batata doce. Além disso, ela também ajuda na saúde intestinal, principalmente pela ação dos antioxidantes e das fibras.

Veja também: Como espantar pombas? Aprenda hoje e evite uma infestação
Dica de leitura
Agora que você aprendeu a hora certa de colher a batata doce, veja também como fazer uma deliciosa receita de batata doce recheada, nessa matéria do UOL, publicada em,20/10/2021, por Marcel Gussoni.
DICAS INCRÍVEIS para você fazer a sua HORTA EM CASA fresquinha, orgânica e saborosa
Ter uma horta em casa pode ser uma mão na roda para quando você quer e precisa de ervas e vegetais frescos e orgânicos. Então, veja agora no blog Horta, Jardim & Cia como fazer e cuidar de uma horta, independente se você mora em casa pequena ou apartamento.

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito ler mais