Como saber quando colher o inhame? Aprenda mais

Aprenda a hora certa de colher inhame sem complicação

Curitiba, 31 de maio de 2022, por Bruno Acorsi – O inhame é uma planta de origem do continente africano, sendo produzida quase que no mundo todo por seu alto valor energético. Entretanto, não é tão simples saber a hora certa de colhê-lo. Dessa maneira, aprenda aqui no NewsCotidiano, do site ÉmaisMT, como saber quando colher o inhame, com dicas simples que o blog trouxe pra você!
Aprenda a saber quando colher o inhame
Antes de mais nada, esse cultivo é feito principalmente em regiões tropicais, com precipitação de chuvas entre 1000 e 1600 mm anuais. Ainda assim, também pode ser plantado sobre regime de irrigação. Por outro lado, o inhame precisa de um solo rico em matéria orgânica, tendo uma textura mais arenosa, podendo, também, ser argilosa-média, com pH entre 5,5 e 6,0.

Dessa maneira, a melhor época para o seu plantio é no começo da época de chuvas, com um espaçamento de 1,2 x 0,8m, o mais recomendado. Então, confira, a seguir, como plantar e como saber quando colher o inhame.

Leia também: Descubra a maneira correta de preparar um adubo incrível com borra de café que vai bombar suas plantas
Quando é possível colher o inhame?
Como saber quando colher o inhame Como saber quando colher o inhame – Foto: Canva

Agora, para saber a época correta da colheita do inhame, existem formas diferentes. Dessa maneira, ela pode ser feita aos 7 meses ou 180 dias, pelo método da capação. Entretendo, nessa época ele ainda não está completamente maduro, sendo que ele atinge a sua maturação completa aos 9 meses. Dessa forma, a colheita do fruto completamente maduro é feita com 9 meses.
O que é a capação do inhame?
Ao fazer a técnica de capação do inhame, colhendo ele aos 7 meses, você estará separando túbera da planta-mãe. Assim, facilita a formação de túberas-sementes que serão usadas para o próximo plantio. Então, deve-se aplicar essa técnica durante a colheita com 180 dias, quando a planta estiver com as folhas secas, ou amarelando. Assim, você tem disponível a semente para um novo plantio, sem precisar comprar sementes.
Colheita do inhame
Agora, para fazer a colheita do inhame, deve-se cavar com cuidado ao redor da parte aérea da planta até encontrar as túberas. Então, elas devem ser extraídas do solo, e separadas do inhame, que está enterrado da parte aérea da planta com um corte, exatamente na parte que liga com o inhame. Assim, já está feita a capação, e o inhame que será consumido já foi colhido.

Veja também: Qual a profundidade para plantar mandioca? Veja agora mesmo as dicas de cultivo
Dica de leitura
Gostou de aprender sobre a colheita do inhame? Então, veja também essa matéria do UOL, sobre os benefício a saúde que ele pode trazer, publicada em, 05/01/2019, por Samantha Cerquetani.
DICAS INCRÍVEIS para você fazer a sua HORTA EM CASA fresquinha, orgânica e saborosa
Ter uma horta em casa pode ser uma mão na roda para quando você quer e precisa de ervas e vegetais frescos e orgânicos. Então, veja agora no blog Horta, Jardim & Cia como fazer e cuidar de uma horta, independente se você mora em casa pequena ou apartamento.

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito ler mais