Beterraba, saiba como plantar corretamente esse tubérculo e desfrute de seus benefícios

Aproveite as vitaminas o ano todo

Hortolândia, 26 de maio de 2022, por Caroline Alcides – Gosta de beterraba? saiba como plantar corretamente esse tubérculo e desfrute de seus benefícios. Veja algumas dicas infalíveis aqui no Blog News Cotidiano, do site É Mais MT. Você pode até não ser fã dessa roxinha, mas precisa concordar que ela é rica em vitaminas e nutrientes.
Beterraba: saiba como plantar corretamente esse tubérculo e desfrute de seus benefícios
De antemão, o cultivo de beterraba é bem fácil, no entanto requer alguns cuidados com relação ao solo, irrigação e luminosidade que devem ser observados. Desta forma, para te ajudar a colher bons resultados, separamos um passo a passo cheio de informações que você precisa conferir antes de colocar as mãos na terra.

Vale lembrar que, quando se fala em saúde, esse alimento é riquíssimo em nutrientes como fibras, manganês, potássio, ferro, vitamina B9 bem como a maravilhosa vitamina C. Por isso, inclua no cardápio, prepare sucos, saladas e outras receitas deliciosas para você e sua família.
O que você precisa saber antes de plantar a beterraba
Em primeiro lugar, a temperatura ideal para o plantio desse tubérculo deve ser entre 10º C e 20º C, assim, meses quentes e chuvosos podem atrapalhar o cultivo. Outro fator que você deve estar atento é com relação à escolha do vaso, lembrando de reservar um que tenha, pelo menos, 20 cm de largura e profundidade. Não se esqueça de fazer furinhos no fundo, para o escoamento correto da água;

Ainda assim, o vegetal necessita de algumas horas diárias de luz direta do sol. No entanto, cuide para não exagerar, visto que a beterraba gosta de temperaturas mais baixas. A irrigação também deve ser moderada, de modo que o solo fique úmido, mas não encharcado.

Leia mais:Como escolher árvores frutíferas para plantar no quintal? Saiba mais
Passo a passo de como cultivar no vaso ou no jardim
Beterraba Beterraba, saiba como plantar corretamente esse tubérculo e desfrute de seus benefícios. Foto: Canva pro

Antes de tudo, para não errar, escolha fazer o plantio entre os meses de abril e junho. Assim, após escolher o vaso adequado, com no mínimo 20 cm de diâmetro e, no mínimo, 20 cm de profundidade, preencha o fundo realizando uma camada generosa de pedras ou isopor para drenagem e adicione substrato comum ou outro, desde que a sua base seja de argila, até faltar 5 cm para a borda do vaso. Rege o substrato.

Em seguida, coloque algumas sementes de beterraba na superfície da terra, evite que elas afundem com a água. Importante manter um espaço de 12 cm entre as sementes. Então, cubra com o substrato e regue novamente, desta vez com pouca água. Quando as raízes atingirem os 2 cm de altura, remova as plantas que não se desenvolveram, abrindo espaço para as mais fortes crescerem mais. Por fim, as raízes da beterraba devem ficar enterradas ao longo de todo o cultivo.

A colheita ideal deve acontecer quando a planta atingir entre 6 cm a 8 cm, o que deve acontecer em um tempo médio de 80 dias. Não deixe passar muito do prazo, pois as suas raízes podem endurecer.

Saiba mais sobre o cultivo da beterraba em casa

Se você é uma pessoa que adora colocar as mãos na terra, veja mais sobre como ter beterraba o ano todo, nesta matéria do Casa Vogue publicada em 03 de janeiro de 2021, por Lígia Nogueira. Aproveite os benéficos desse tubérculo diariamente.

Por fim, leia mais: Como plantar e cultivar mamão em casa com sucesso; aprenda e tenha frutos saudáveis

GUIA COMPLETO sobre como cuidar de uma ROSA DO DESERTO
 

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito ler mais