São paulo, terça-feira, 28 de junho por Lucca Ranoya – O alecrim é uma erva medicinal com muitas propriedades interessantes. Além disso, empresta um sabor delicioso quando é usado em na culinária regional e internacional. Agora, você sabe qual é a mistura de terra que ele mais gosta de ser plantado?
Cada espécie de planta prefere um tipo de qualidade terrena. Umas necessitam de mais aeração, outras, de mais umidade. Hoje, o Vida e Casa trouxe uma matéria que vai te contar como adubar da melhor forma, a sua muda de alecrim, para que ela cresça exuberante e super resistente à fungos e bactérias oportunistas. Acompanhe.
Aprenda uma adubação top de linha para o seu pé de alecrim – Reprodução Canva
Veja mais aqui: Como renovar a casa sem reforma e de modo simples
Como adubar a muda de alecrim
Mistura do adubo
Em primeiro lugar, evite esperar que a planta dê sinais de deficiência ou enfraquecimento para realizar uma adubação top de linha. Aliás, a adubação é uma atividade que deve acontecer periodicamente, a cada 4 meses ou respeitando o tempo do protocolo que esta sendo seguido.
Então, isso dito, vamos aos materiais que você irá usar nessa adubação e ao passo a passo de como realizá-la. Use sempre cinza de lenha de fogão (não pode ser cinza da churrasqueira) e esterco de boi curtido para compor o adubo.
A cinza de churrasqueira possui alguns conservantes e contaminantes, provenientes dos óleos que saem da carne durante o cozimento, portanto, não a use. Ademais, o esterco deve ser usado sempre curtido, nunca fresco, para que a acidez do material virgem, não queime as raízes da sua planta.
Leia mais aqui: Top 5 hortaliças para plantar e cultivar no inverno
Como aplicar o adubo na sua muda de alecrim
As proporções serão de 50% para cada ingrediente. Então, na hora de aplicar, você o coloca diretamente sobre a superfície da terra da sua muda de alecrim. Ainda assim, não é preciso misturá-lo com o solo, pois, depois da primeira rega, gradualmente, esses adubos irão começar a soltar os nutrientes ali.
Caso ainda não tenha plantado a sua muda, poderá misturar o material diretamente com a terra, colocando 25% dessa mistura de adubo em 75% de terra vegetal de qualidade. Quando terminar, coloque cobertura seca em cima dessa terra adubada, para que ela fique mais protegida, macia e úmida.
Esperamos que tenha gostado das dicas de adubação que passamos nesse artigo para você. Se quiser saber como se curte esterco de boi, veja o artigo linkado baixo. Por fim, o esterco de boi curtido é um dos adubos mais poderosos que você pode usar, com um custo-benefício excelente! Desejamos a você um ótimo início de semana.
Não saia antes de ler: Fezes de boi nas plantas? Aprenda uma forma fácil de produzir esterco curtido