Passo a passo simplificado para você plantar alho na sua casa

Uma das plantas mais fáceis de serem plantadas

Foto do revisor (Maria Fagundes)
Revisado por: (Maria Fagundes)
Anúncio


São paulo, segunda-feira, 27 de junho por Lucca Ranoya – O alho é um dos temperos mais fáceis de serem plantados. Hoje, você aprenderá como fazer o seu plantio, de uma forma resumida, seguindo um passo a passo simples. Uma das dicas pouco faladas no plantio de alho é a sua rega, que varia de acordo com a fase de desenvolvimento do vegetal.

Continua depois da publicidade

No início, como quaisquer outras sementes que germina, se torna necessário umidificar a terra continuamente para que o alho germine. A semente do alho é o dente de alho, que pode se desenvolver em outro bulbo, caso seja estimulado da forma correta. Para fazer novas mudas de alho utilizando o dente ou um bulbo como ponto de partida, siga o passo a passo simplificado a seguir. Para saber mais, acesse o Vida de Casa.

Continua depois da publicidade

Passo a passo simplificado para você plantar alho na sua casa - Reprodução Canva Passo a passo simplificado para você plantar alho na sua casa – Reprodução Canva

Continua depois da publicidade

Leia mais aqui: Trevo: saiba mais sobre as curiosidades dessas plantas e do seu cultivo
Germinação do bulbo do alho
Escolha um bulbo jovem e saudável e utilize um copo com água e dois palitos de dente. Então, atravesse, pela parte superior do bulbo (sem furar os dentes), os palitos de madeira, fazendo com que eles perfurem a parte superior da casca. Isso criará um suporte primitivo, que você utilizará para apoiar nas beiradas do copo com água, indo de um lado para o outro, deixando o bulbo suspenso no meio do copo.

Em seguida, coloque o alho dentro do copo com água, de uma forma que somente as raízes inferiores fiquem em contato com a água. Deixe em um local fora da luminosidade direta do sol e regue sempre que a água evaporar a ponto de perder o contato com as raízes. Em um período de 15 dias, os dentes terão desenvolvidos mais raízes frescas e gerado as folhas do alho (deliciosas por sinal). É nesse momento que você fará o transplante para a terra.

Leia mais aqui: Trevo: saiba mais sobre as curiosidades dessas plantas e do seu cultivo
Transplante dos dentes para a terra
Enfim, nesse momento, você poderá desacoplar os dentes do alho separadamente e colocá-los em uma mistura de terra vegetal com 30% de esterco de boi curtido, misturado. Separe cada dente por 15 centímetros de distância.

Nesse período, regue normalmente nos primeiros dois ou três dias, para ajudar as raízes a “pegarem” e depois diminua a rega. O alho, nessa fase, não precisa de tanta água e nem umidade. Portanto reduza o volume de água e a frequência. Só regue quando a terra estiver completamente seca, e regue só um pouco.

Em último lugar, algumas dicas importantes. O alho ama sol e, na hora do transplante, deve ser enterrado até a parte de cima do dente. O caule das folhas nunca deve ser enterrado, uma vez que não possui a resistência necessária para se imunizar às bactérias e fungos presentes no solo.

Não saia antes de ler: Cocada cremosa de colher; você nunca mais vai querer saber de outro doce

 

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais