4 dicas essenciais para quem deseja plantar em vaso: guia básico

Um passo a passo simplificado

Foto do revisor (Maria Fagundes)
Revisado por: (Maria Fagundes)
Anúncio


São Paulo, terça-feira, 28 de junho por Lucca Ranoya – Atualmente, o cultivo de plantas e ervas pode ser feito em qualquer lugar. Existe muita informação disponível na web e muito conteúdo bacana, que te ensina o passo a passo de cultivar uma verdinha em um vaso. Antes de tudo, o passo zero para montar o seu vasinho, é conhecer as necessidades da espécie que você vai cultivar ali.

Continua depois da publicidade

Isso é importante porque, dependendo das necessidades de rega, umidade e sustentação, um tipo de composição deve ser feita no vaso que você usará. Entretanto, como seria basicamente impossível nós trazermos todas as misturas específicas que cada vaso pode ter, para cada espécie (e iria contra a proposta do tema), hoje, o Vida de Casa separou um guia básico que vai te ensinar a preparar um vaso que sirva para a maior parte das plantas disponíveis por aí. Acompanhe esse conteúdo “geralzão” que preparamos para você.

Continua depois da publicidade

4 dicas essenciais para quem deseja plantar em vaso: guia básico - Reprodução Canva 4 dicas essenciais para quem deseja plantar em vaso: guia básico – Reprodução Canva

Continua depois da publicidade

Leia mais: Como tirar mancha de roupa branca com bicarbonato? Veja passo a passo
A dica mais importante para quem está inciando no plantio em vaso
Em primeiro lugar, certifique-se sempre de comprar um vaso que contenha furos embaixo. Eles são furos drenantes que auxiliam no escoamento do excesso de água da rega ou da chuva. É muito importante que, caso não compre um vaso com os furos de drenagem, faça-os você mesmo, para evitar que o excesso de água de uma rega desmedida, apodreça as raízes da sua planta.
Construção das camadas e tamanho do seu vaso
Então, depois dos furos, a outra parte importante, que pode definir o sucesso do seu plantio, é organizar as camadas de terra e outros materiais, dentro do vaso. Além disso, escolha sempre um tamanho que se adéque ao seu projeto. Não há necessidade de comprar um recipiente de 25 litros, se você for cultivar uma suculenta pequena ali. Enfim, nós sugerimos que você siga a seguinte ordem (de uma forma geral) quando for montar:

pedras ou argila expandida no fundo;
em cima das pedras, um papel toalha ou manta bidim;
em seguida, mistura de terra ou substrato adequado para a espécie;
finalize com cobertura seca em cima da superfície da terra ou substrato.

Essa ordem específica vai auxiliar o dreno da água, vai evitar que a terra escoa pelos furos drenantes e vai proteger a camada superficial contra os raios solares, ventos fortes e erosão chuvosa. Então, se fizer assim, perceberá que o seu vaso funcionará perfeitamente, em prol da saúde e desenvolvimento da sua verdinha.

Veja mais aqui: Como cuidar de iresine? Veja dicas para cultivar esta planta
A importância da cobertura morta
Enfim, a última coisa que precisará fazer, quando estiver plantando em vaso, será cobrir a superfície da terra, para preservá-la, com algum tipo de matéria seca. Aliás, esse tipo de cobertura também é chamada de cobertura seca. Faz sentido pensar que o material deve ser seco, para evitar a decomposição e a proliferação de bactérias.

No mais, apenas germine a semente ali de uma forma correta ou realize o transplante da sua muda de forma correta também. Nunca enterra o caule e sempre coloque a sua muda com as raízes todas enterradas por completo. Esperamos que tenha gostado das dicas! Uma ótima semana para você!

Não saia antes de ler: Toalhas do banheiro: mistura caseira para absorver umidade e mau cheiro

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais