Aprenda agora, a fazer substrato para plantas ornamentais; é muito fácil

Façã você mesmo, o substrato para suas plantas

Foto do revisor (Maria Fagundes)
Revisado por: (Maria Fagundes)
Anúncio


João Pessoa, domingo, 26 de junho, por Alessandra Martins – Para ter plantas em vaso, é necessário, elaborar um bom substrato. Mesmo que seja desafiador, no jardim ou em casa, é possível cria um substrato ideal para cultivar qualquer ou variedade de planta, seja ornamental ou temperos.

Continua depois da publicidade

Portanto, criar um bom substrato, pode ser bem mais fácil do que você imagina. Utilizando materiais que você possui em seu jardim, você poderá criar o substrato ideal para cada necessidade. O substrato é base para o crescimento das planta e deve ser um representante fiel das condições naturais. Aprenda a criar o substrato ideal, aqui no ‘blog’ Vida de Casa do É mais MT.

Continua depois da publicidade

Confira também: como plantar cebola no vaso; veja como é fácil.

Continua depois da publicidade

A variação na composição dos substratos se deve ao fato, de que, algumas plantas precisam de solo mais arenoso, como no caso das suculentas, já outras requerem solos mais pesados, como os argilosos. Além disso, algumas plantas têm preferência por solos mais ricos em matéria orgânica e outros nem tanto.
Substrato: como fazer?
Aprenda agora, a fazer substrato para plantas ornamentais; é muito fácil. Reprodução: canva Aprenda agora, a fazer substrato para plantas ornamentais; é muito fácil. Reprodução: canva

Cada grupo vegetal, isto é, cada categoria de planta, possui necessidades diferentes. Algumas precisam de um solo, que retenha mais água, por outro lado, outras, possuem comportamento diferente, como, por exemplo, as suculentas, que se desenvolvem melhor em solos secos e bem drenados.

Leia também, essa matéria que está bombando: veja aqui os benefícios do Melão-de-são-caetano para a saúde.

Portanto, é possível encontrar substrato pronto, em mercados e lojas de produtos agropecuários, na forma de misturas, prontas para uso, visto que, antes de plantar, é necessário conhecer as necessidades da planta, como destaca a Revista Casa e Jardim – Globo – 2020. No entanto, você pode criar o seu próprio substrato.

Em conclusão, a composição ideal de um substrato, deve conter quantidades significativas de parte arenosas e argilosas, para balancear a drenagem e a disponibilidade de nutrientes. Um solo totalmente arenoso irá drenar a água rapidamente e também levar junto os nutrientes, por outro lado, um solo totalmente argiloso irá diminuir a velocidade da infiltração da água e causar encharcamento. Além disso, fique atento a quantidade de matéria orgânica que não poderá ultrapassar 5% da mistura.

Veja também, essa matéria que está dando o que falar: quais os benefícios que tem o açafrão? Saiba mais aqui.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais