As folhas da sua horta estão furadas? Veja o que pode estar causando isso

Se você pensou em larvas e lagartas, errou

Foto do revisor (Maria Fagundes)
Revisado por: (Maria Fagundes)
Anúncio


São Paulo, terça-feira, 21 de junho por Lucca Ranoya – Quem cultiva em casa e tem uma horta caseira, pode se deliciar com os alimentos e frutos produzidos desse trabalho. Mas, o que muita gente não considera na hora de se inspirar nessas pessoas, é o trabalho que elas têm para cuidar e realizar a manutenção desse oásis. Existem muitos insetos, pragas, fungos e problemas de deficiência, que podem acontecer na horta e devem ser corrigidos rapidamente. Hoje, você vai descobrir o que causa o problema dos furos centrais nas suas folhas e como resolver isso.

Continua depois da publicidade

Cuidar de uma horta é trabalho na certa. Afinal, não basta cuidar das plantas. Quem cuida precisa protegê-las de ataques e invasões de insetos que desequilibram a harmonia do ambiente. O Vida de Casa trouxe hoje, um artigo especial que explica a causa dos buracos centrais que podem aparecer nas suas folhas, diariamente. Esses buracos não são causados por larvas e nem lagartas. Entenda.

Continua depois da publicidade

As folhas da sua horta estão furadas? Veja o que pode estar causando isso - Reprodução Canva As folhas da sua horta estão furadas? Veja o que pode estar causando isso – Reprodução Canva

Continua depois da publicidade

Veja mais aqui: Bolinhas de pão de queijo: saiba como fazer essa delicia agora mesmo
Um tipo de besouro
Sim, esses furos centrais são causados por pequenos besouros, que são de várias espécies diferentes, mas fazem o mesmo trabalho. Eles se alimentam da parte do meio das suas folhas. Porém, existem um problema que dificulta a inspeção desses pequenos na sua horta. A sua agilidade.

Esses pequenos besourinhos, são muito rápidos e quando percebem algo se aproximando, pulam de folha em folha até se distanciarem e se escondem debaixo das ranhuras de outras folhas mais distantes. Os mais comuns lembram uma joaninha, com uma carapaça arredondada, porém, de cor mais enferrujada e com uma listra no meio.

Leia também: Bambu da Sorte: conheça essa planta perfeita para presentear alguém

A diferença deles para as lagartas é que as lagartas, além de se moverem vagarosamente, começam a se alimentar das bordas das folhas, comendo uma e depois indo para outra. Em contrapartida, os besouros furadores comem um pouco de uma, depois voam e comem mais um pouco de outra e assim por diante. Isso faz com que o estrago na sua horta seja bem mais massivo e aconteça mais rápido.

Além disso, eles produzem um cheiro (ferormônio) que atrai mais besouros da mesma espécie para o local. Em questão de 1 dia, muitos furos já podem ter sido feitos na sua horta. Entretanto, existe uma forma muito simples de diminuir o estrago causado por esse problema, que vamos te apresentar na parte dois desse artigo. Procure no site: “Armadilha caseira para capturar a praga que faz furos no meio das folhas”. Não deixe de acompanhar!

Não saia antes de ler: Receita de torta de atum no liquidificador, faça agora mesmo

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais