Como fazer uma cerca viva no seu jardim? Escolha as espécies certas para montar a sua

A cerca viva é uma das formas de embelezar as cercas normais

Foto do revisor (Maria Fagundes)
Revisado por: (Maria Fagundes)
Anúncio


São Paulo, quinta-feira, 19 de maio por Lucca Ranoya – A cerca viva é um tipo de arquitetura natural, formada por plantas. Geralmente, usam-se plantas que se desenvolvem rasteiras ou pendentes. Ela pode ser florida ou não, mas servem, no final, o mesmo propósito. Demarcar ou delimitar um espaço, formando uma barreira visual.

Continua depois da publicidade

Essa barreira visual impede que um pedestre, por exemplo, consiga ver o que se passa do outro lado da cerca viva. Enfim, para que usar um concreto ou cimento, se você pode dar vida a esse tipo de construção e ainda ajudar o meio ambiente plantando algo? Confira mais, aqui, no Vida de Casa.

Continua depois da publicidade

Você também pode gostar: Fitônia: conheça essa espécie muito charmosa e saiba como cuidar; confira agora
Entendendo a cerca viva
Primeiramente entenda, sua cerca viva pode ser feita de duas maneiras, falando de uma forma geral. A primeira delas é criar e cultivar plantas arbustivas que vão crescer e dar volume a sua cerca viva. Então, a segunda forma, que talvez seja a mais usada por conveniência, é montar uma base para a cerca com uma tela, um corpo de madeira ou metal e depois cultivar e plantar plantas trepadeiras para cobrir o local.
Como montar a sua
Dessa forma, para plantar a sua cerca viva, você primeiramente precisará escolher qual será o seu estilo de cultivo. Sugerimos, para quem não tem tanto tempo para esperar as arbustivas crescerem, começarem com trepadeiras.

Continua depois da publicidade

Além do seu desenvolvimento ser mais rápido, elas geralmente precisam de menos manutenção que as arbustivas. Entretanto, o lado negativo, é que talvez tenha que gastar mais, inicialmente, para montar um alambrado de sustentação.

Leia mais: Saiba mais sobre Mandrágora: a planta que grita

Como fazer uma cerca viva no seu jardim? Escolha as espécies certas para montar a sua - Reprodução Canva Como fazer uma cerca viva no seu jardim? Escolha as espécies certas para montar a sua – Reprodução Canva
Cerca viva florida: quais espécies escolher
Por fim, se você escolheu o caminho mais longo, das arbustivas, vamos te recompensar sugerindo algumas espécies de plantas, boas para a montagem de cercas vivas, que geram flores. A primeira delas é a Azaleia Arbustiva. De flores roxas, é uma ótima opção para quem busca ainda mais estética e personalidade para a construção.

Outra espécie que dá uma ótima cerca viva é a Tumbérgia Ereta, linda planta que também gera flores roxas e brancas. A Esponjinha Vermelha é outra espécie que floresce inflorescências vermelhas e deixa o aspecto da sua cerca viva ainda mais fechado e denso. Essa é uma ótima escolha para quem quer mais privacidade.

Em contrapartida, plantas mais lenhosas, como o Hibisco Rosa Sinensis geram uma cerca mais alta, porém mais vazada no visual. É uma escolha para quem deseja somente delimitar certas áreas, mas não se preocupa tanto com a privacidade de ambiente. Por exemplo, em ambientes de condomínio, marcações para quadras de tênis ou pistas de cooper.

E aí, curtiu a matéria? Fique agora com o vídeo do canal “Vida no Jardim”, no YouTube e aprenda mais sobre as cercas vivas e outros tipos de construções naturais que delimitam e demarcam espaços.

Veja também: Tulipa: como cultivar em casa

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais