Anúncio

Como plantar alho? Passo a passo para fazer em casa

É mais simples do que parece e não dá muito trabalho

Anúncio


São Paulo, sexta-feira, 13 de maio por Lucca Ranoya – O alho é uma espécie de planta que possui muitos benefícios para a saúde humana. Plantar alho em casa pode ser uma ótima forma de cultivar algo e, ao mesmo tempo, ter acesso a um alimento orgânico, sem veneno e mais nutritivo.

Continua depois da publicidade

Hoje, o Vida de Casa vai te ensinar um passo a passo bem simples para que você possa plantar alho aí na sua casa. O primeiro passo, talvez um dos mais importantes, é usar um dente de alho de boa procedência. Prefira dentes de alho orgânicos, visto que, uma grande parte dos alhos disponíveis hoje em grandes mercados são importados e geneticamente modificados para que qualquer um que tente replantar em casa, não consiga.

Continua depois da publicidade

Veja também: Como cultivar Carqueja: planta é curativa e pode ser usada no seu dia a dia

Continua depois da publicidade

Escolha bons dentes de alho

Além de ser orgânico, é importante escolher um alho que está novo, que esteja saudável e sem nenhuma doença. Corte um dente ao meio (pode fazer mais que 1 por vez), ainda na casca, pegue um recipiente já lavado, umedeça um papel toalha com um pouco de água e coloque-o no fundo do recipiente.

Em seguida, coloque os dentes de alho, cortados ao meio, com a ponta para baixo e deixe-os descansar por alguns dias ali. Após isso, perceberá que do centro do dente de alho, saiu um ramo verdinho que cresceu para cima. Ele lembra um tipo de cebolinha mais fina.

Como plantar alho

Depois desses passos, leve os dentes de alho para o local do plantio em um solo já preparado. Se for plantar em vasinho, compre uma terra vegetal de qualidade, adicione um pouco de adubo (sempre seguindo as instruções e proporções do rótulo) e misture tudo.

Lembre-se de checar o fundo do vaso para ver se tem os buracos para a drenagem da água. A terra do plantio do alho deve ser drenante e não compactada.

Como plantar alho Passo a passo para fazer em casa - Reprodução Canva (1)
Como plantar alho Passo a passo para fazer em casa – Reprodução Canva (1)

Agora, cave pequenos buracos sobre a terra e coloque os dentes com pelo menos 2 centímetros de distância, uns dos outros. Cubra-os com terra e faça a primeira rega para umedecer tudo e assentar o local.

Veja também: Onicomicose: como tratar os fungos das unhas de forma rápida; confira

Cultive o alho em um local que entregue pelo menos 6 horas de sol direto diárias. A época ideal de plantio é no Outono. Por fim, mantenha a rega com frequência na fase inicial da sua muda de alho. Nessa fase o solo deverá estar sempre úmido (nunca encharcado e alagado). Depois, quando já crescidos, regue uma vez por dia, pela manhã ou quando sentir que o solo está seco.

E aí, curtiu a matéria? Assista o vídeo do canal do YouTube Vida Verde Sistemas Sustentáveis para mais informações sobre o plantio do alho.

Leia também: Saiba como plantar pimenta em casa; confira agora mesmo

 

 

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais