É época de mexerica! Dicas para fazer o seu pé produzir mais

Amada por muitos, a fruta é uma grande aliada no combate de gripes e resfriados

Foto do revisor (Maria Fagundes)
Revisado por: (Maria Fagundes)
Anúncio


São Paulo, quinta-feira, 19 de maio por Lucca Ranoya – A mexerica é uma das frutas mais gostosas do inverno. Seu sabor e suculência são quase que inigualáveis ao bom apreciador de frutas. Se você quer ter ou já tem um pé de mexerica em casa, hoje vamos te passar 3 dicas que vão te ajudar a deixar ele ainda mais carregado dessa preciosidade. Acompanhe.

Continua depois da publicidade

A natureza é sábia. Nos momentos mais frios, nos presenteia (será que é acaso ou coincidência?) com uma fruta rica em vitamina C e outros compostos antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico. Há quem diga que come mais de 2 frutas por dia quando o pé carrega! Veja mais aqui, no Vida de Casa.

Continua depois da publicidade

Veja também: Conheça 3 benefícios que a erva-doce pode trazer para sua saúde
Plante pela semente, seja paciente
Em primeiro lugar, se você vai começar a plantar e ainda não tem o seu pé, não tenha pressa, plante pela semente, pois, poderá colher mais e mais frutos quando sua árvore finalmente frutificar. A planta que cresce no seu tempo e é bem cuidada durante o seu desenvolvimento, geralmente frutifica mais do que plantas que foram cultivadas com técnicas de “aceleramento” de crescimento. Fica a dica.

Continua depois da publicidade

É época de mexerica! Dicas para fazer o seu pé produzir mais - Reprodução Canva É época de mexerica! Dicas para fazer o seu pé produzir mais – Reprodução Canva
Boa manutenção
Em segundo lugar, se você já tem seu pé crescido, lembre-se: as árvores frutíferas amam e precisam de sol direto por horas! Outra coisa, a rega, no começo, precisa ser frequente, para ajudar a planta firmar as suas raízes. Depois disso, regue quando perceber que o solo já secou, até uns 4 centímetros de profundidade.

Aliás, incluso nessa manutenção, está a poda correta. As árvores do gênero Citrus precisam de poda. O desenvolvimento dos galhos pode se voltar para dentro e prejudicar a fotossíntese das folhas de outros galhos centrais. Tipo galhos sobrepostos, sabe? Vamos lá, menos fotossíntese, menos energia para a produção de frutos futuros!

Veja também: Como plantar o Estragão? Separamos um guia super completo para te ajudar

Portanto, pode os galhos que são chamados de “ladrões”. Tire também as folhas mortas e comece a poda de baixo para cima. Retire os galhos próximos do chão. Dessa forma, mais energia sobrará para os galhos de cima, que geralmente frutificam.
Adubação correta
A última dica que vai te ajudar a ter mais frutos na safra da mexerica é a adubação correta. Utilize adubos de qualidade, preferencialmente orgânicos por serem mais complexos e proverem mais nutrientes para a sua árvore, e adube com uma certa frequência.

Ainda assim, todos sabemos que adubação demasiada, nem sempre resulta em mais crescimento. Adube a cada 4 meses, sempre respeitando as quantidades indicadas por especialistas ou pelo próprio produto que está utilizando.

As plantas precisam de nutrientes, quanto mais nutrientes disponíveis no solo, mais chance seu pé terá de absorver e utilizar a energia extra para a produção dos seus doces frutos no futuro.

E aí, curtiu as dicas? Fáceis de aplicar, não são? Fique agora com o vídeo do canal “Pomar Horta e Planta”, no YouTube e aprofunde mais o seu conhecimento sobre a mexerica.

Leia também: Dinheiro-em-penca: conheça as curiosidades dessa espécie; confira mais

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais