Kokedama: conheça a técnica que usa bolas de musgos para cultivar plantas

Por essa você não esperava, mas é possível decorar sua casa com essa técnica japonesa de arranjos suspensos

Foto do revisor (Maria Fagundes)
Revisado por: (Maria Fagundes)
Anúncio


João Pessoa, quarta-feira, 29 de junho, por Alessandra Martins – Kokedama é uma técnica japonesa, que consiste em usar uma ‘bola’ de musgos misturado com terra, para cultivar plantas. Essa estrutura substitui o vaso e várias espécies de planta se adaptam bem cultivadas dessa maneira.

Continua depois da publicidade

No entanto, você só deve cultivar na Kokedama, plantas que se dão bem com umidade, visto que, além de ficar na sombra, a Kokedama deve ser mantida úmida, para alimentar a sobrevivência dos musgos. Você quer conhecer essa técnica incrível e fácil de fazer? Continue aqui, no ‘blog’ Vida de Casa do É mais MT.

Confira também: saiba aqui, 3 segredos para fazer a Bougainville florir.

A Kokedama é uma criação artesanal, portanto, trata-se de um produto de grande valor agregado, por conter o sentimento do artesão. Além disso, você poderá ser esse artesão, aprendendo a fazer a sua própria Kokedama. Portanto, fazer esse arranjo requer apenas que criatividade de muito empenho, como destaca a Revista Casa e Jardim em 2022.
Kokedama: como fazer?
O nome pode ser difícil, mas, a técnica japonesa Kokedama é uma maneira de trazer a natureza para mais perto de você. Substituir um vaso de plástico por uma mistura de terra e musgos, dá origem a ‘bola’ que mais parece um coco. Essa mistura é sustentada por barbantes, e ficam penduradas, geralmente acima das nossas cabeças.

Você não pode deixar de conferir essa matéria: pupunha: benefícios para a saúde e como consumir.

Kokedama: conheça a técnica que usa bolas de musgos para cultivar plantas. Reprodução: canva Kokedama: conheça a técnica que usa bolas de musgos para cultivar plantas. Reprodução: canva

Continua depois da publicidade

Para fazer sua Kokedama, você precisará dos seguintes materiais: musgo de turfa, areia, terra vegetal, húmus de minhoca, barbante, pedras pequenas, argila expandida e água. Em primeiro lugar, mistures o substrato, areia, terra e húmus, molde com água, até formar uma bola. Abra um espaço na bola de substrato e coloque argina expandida e pedras, como se a esfera fosse um vaso.

Continua depois da publicidade

Depois disso, plante a muda que deseja, esta deve estar com as raízes limpas, as plantas que melhor se adaptam a essa técnica são as samambaias e orquídeas. Para finalizar, ‘fixe’ a muda com mais substrato e depois envolva a esfera de substrato com musgo. Pronto, a sua Kokedama estará pronta, agora, é só, envolvê-la com barbante, para fixar o musgo e pendurar. Borrife água e acompanhe o desenvolvimento da planta, mantendo a Kokedama sempre úmida.

Além disso, veja essa matéria que está dando o que falar em toda web: saiba como plantar corretamente a peperômia; confira mais agora.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais