Para Você
Carregando...

Aranto: conheça a planta asiática que lembra a babosa

Aranto: conheça a planta asiática que lembra a babosa - Reprodução Canva

São Paulo, segunda-feira, 18 de julho por Lucca Ranoya – O aranto é uma espécie que cresce bastante, abundante na ilha de Madagascar e algumas partes da Ásia, com muitas propriedades medicinais, que você pode cultivar aí no seu jardim. Aliás, por ser um vegetal que cresce rápido, pode ser podado e reutilizado como cobertura morta para canteiros e outros vasos da sua horta.

O aranto possui folhagens verdes, pouco arredondadas, mais duras e com as bordas serrilhadas. Ademais, nessas bordas, pequenas folhas nascem, dando uma aparência única para a espécie. Além disso, geralmente se desenvolve em um caule único com ramificações laterais, em forma de roseta. As folhagens ficam levemente inclinadas para cima. Para saber mais, acesse o Vida de Casa.

Aranto: conheça a planta asiática que lembra a babosa – Reprodução Canva

O aranto e o ser humano

Ele atua como cicatrizante, tem ação anti-inflamatória e propriedades antioxidantes. Assim, é muito usado como tratamento adicional em casos de febre, dores de garganta e outras inflamações. A forma mais comum de usar o aranto é fazendo o chá das suas folhas secas.

Como fazer o chá?

Retire as folhas diretamente do seu pé ou compre-as já secas, adicione em uma chaleira com água fervendo, desligue o fogo e aguarde 10 minutos. Depois, coe a mistura e estará pronta. O aranto pode ser consumido por até 1 mês seguido, porque consumir mais do que isso pode causar problemas de intoxicação no futuro.

É importante mencionar também que você deve utilizá-lo sempre por indicações médicas, afinal, possui propriedades tóxicas que podem ser prejudiciais caso as ingira em grandes quantidades.

Efeitos colaterais

O excesso do consumo da planta pode causar desde quadros de diarreia até paralisias musculares e contrações involuntárias do corpo. Isso acontece se o usuário ingerir uma dose maior do que 5 gramas por quilo de peso, diariamente, sem períodos de pausa. Enfim, o ideal é que depois de 30 dias, exista uma pausa de pelo menos 20 dias, para o corpo conseguir destoxificar.

Como plantar o aranto?

A forma mais fácil é transplantar uma muda de aranto já pronta para o vaso. Contudo, existe outa forma de propagação muito interessante que se da pela queda das folhinhas que ficam nas beiradas das folhas maiores. Dessa forma, se quiser plantar em casa, basta recolher algumas unidades dessas folhinhas e espalhá-las sobre a terra, para que, com o tempo, peguem no solo.

Dicas de cultivo

É uma planta bem rústica, que se adaptada bem em solos mais secos. Ainda assim, ele se espalha bem rapidamente, então, se não quiser que seu aranto se alastre pelo seu jardim, restrinja o seu plantio em canteiros separados ou vaso. Por fim, ele é ótimo para fazer resgates de solos mais debilitados, uma vez que consegue reter a umidade à medida que aumenta de tamanho.

 

Lucca: Paulista, morando atualmente em São Paulo, entrei para o mundo da redação para blogs em 2021. Formado em massoterapia, também atuo oferecendo massagens relaxantes e terapêuticas em domicílio. Trabalho como freela fazendo artigos como ghostwriter e escrevendo posts para blogs dos mais diversos temas. Nos momentos de lazer, sou um músico apaixonado, amo cantar, tocar e compor. Nutrição, esporte e movimento são três grandes aspectos que compõe a maior parte da minha vida! Seja bem-vindo(a)!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.

Ler