Dicas para jardineiros iniciantes: confira algumas que irão mudar sua vida

Veja 7 dicas para jardineiros que te ajudaram no dia a dia

Foto do revisor (Maria Fagundes)
Revisado por: (Maria Fagundes)
Anúncio


Manaus, quinta-feira, 23 de junho, por Jonas Santos – Se você gosta de cultivar plantas em casa, provavelmente conhece as dificuldades que temos no início da jardinagem. Por isso, hoje vamos separar dicas para jardineiros iniciantes que podem facilitar muito o trabalho na hora de cuidar das suas plantas.

Continua depois da publicidade

A jardinagem não é um trabalho difícil, mas requer alguns cuidados simples que podem definir a saúde das plantas. Além disso, algumas ferramentas também podem ajudar bastante no cuidado que temos com as plantas. Hoje, o Vida de Casa separou para você dicas para jardineiros iniciantes que podem te ajudar muito no dia a dia.

Continua depois da publicidade

Veja em seguida: Arroz de preguiçoso na panela de pressão: pronto em alguns minutos
Dicas para jardineiros iniciantes
1. Tenha um kit de jardinagem
A primeira dica deste guia de jardinagem: não improvise ferramentas para cuidar de suas plantas. As ferramentas certas facilitarão o trabalho, manterão suas plantas mais eficientes e evitarão erros bobos, como esmagar os galhos de uma planta com a tesoura errada.

Continua depois da publicidade

Em princípio, você não precisa ter muitos suprimentos de jardinagem. Você pode se ater ao básico, incluindo:

Pá;
garfo de mão;
tesouras de poda;
tesoura comum;
Luvas;
regador.

Se você tem uma área de cultivo maior, como um jardim ou horta, também é importante incluir uma pá com cabo e ancinho neste kit.
2. Observe o clima e a época de plantio
No início da jardinagem, é natural querer se livrar de tudo e depois perceber que as plantas não estão indo bem. Mas antes de desistir, pense que o problema é seu, preste atenção no tipo de clima em que você vive e na hora de fazer o plantio.

Isso muda tudo na jardinagem! Muitas plantas, como as samambaias, não são resistentes ao frio, por isso não é necessário mantê-las no jardim onde a temperatura é inferior a 10°C. Você pode imaginar cultivar plantas de clima frio como tulipas e maçãs em pleno sol a 35 °C? Isso não vai funcionar!

Portanto, antes de querer cultivar qualquer planta, pense um pouco sobre a área em que vive e como o clima muda ao longo do ano.

Outra coisa tão importante quanto o clima é a época de plantio, principalmente no caso de hortaliças e ervas. A maioria deles pode ser cultivada o ano todo, mas alguns exigem estações específicas, como primavera ou outono. Na dúvida, verifique a embalagem das sementes.

Continue lendo: Você conhece a ferrugem da roseira? Entenda como tratar esse fungo
3. Pesquise informações sobre plantas
Comprou ou ganhou uma planta nova? Antes de plantá-la no local definitivo faça uma busca rápida para saber que a verdinha precisa para viver. Isso te poupa tempo e esforço na jardinagem. Portanto, veja se a planta precisa de muita ou pouca luz, o tipo de iluminação e rega que ela necessita, etc.

Agora que você sabe essas dicas para jardineiros iniciantes, comece a cultivar suas plantas om essas dicas. Conhece alguém que tem dificuldades? Compartilhe essa matéria com essa pessoa! Além disso, as plantas podem fazer muito bem para qualquer lugar.

Confira agora: Bolinhas de pão de queijo: saiba como fazer essa delícia agora mesmo

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais