São Paulo, sexta-feira, 13 de maio por Lucca Ranoya – Quem tem pé de limão sabe, ele precisa de cuidados especiais, como todas as outras espécies de plantas. O limoeiro é uma árvore que dá seus frutos de Janeiro a Junho. Existem muitas variedades de limão por aí e essas dicas que serão dadas funcionam para quase todos os tipos de limão.
Fique tranquilo, os limões mais conhecidos pelo brasileiro: o cravo, tahiti, galego e siciliano, todos eles podem se beneficiar com essas estratégias. Se quiser saber mais dicas de cultivo e jardinagem, acesse o nosso blog, Vida de Casa. Postamos diariamente conteúdo sobre plantas, gratuito!
Você também pode gostar de: Papoula d’água: veja como cuidar dessa herbácea nativa da América
Conversão das flores do pé do limão para os frutos
Em primeiro lugar, a dica será para aumentar a conversão das flores do limão para os frutos. Não é porque sua árvore floriu bastante, que todas as inflorescências se tornarão frutos no futuro. É importante que seu pé de limão tenha acesso à nutrição necessária para tornar essas flores em frutos futuramente. Ou seja, o que você irá aprender aqui é fazer as flores do limoeiro “vingarem” de verdade.
O primeiro passo é começar uma adubação na estação prévia à frutificação. Isso porque adubando nesse momento, você dará tempo suficiente para que o adubo seja decomposto ali na terra e sua planta consiga absorver os nutrientes daquele material.
Dessa forma, prepare uma adubação top para o seu pé de limão no inverno, ali em meados de julho e agosto. É importante que a terra esteja rica em potássio e fosforo. Para isso, use um pouco de farinha de ossos, cinzas de madeira ou húmus de minhoca.
Entretanto, na hora de adubar, sempre respeite as quantidades ideais para o tamanho do seu pé de limão. Nunca adube demais a planta, pois, isso pode ser prejudicial ao longo prazo.

Veja também: Jibóia prateada: veja como cuidar dessa herbácea asiática
Estresse hídrico
A segunda dica é sobre a rega. Isso em relação às frutíferas cítricas. Elas se beneficiam quando passam por um pequeno estresse hídrico. E o que isso quer dizer? Isso quer dizer que quando você espaça mais os períodos de rega e deixa seu pé de limão passar um pouco de “sede”, você acaba estimulando uma floração mais pesada!
Entretanto, isso não quer dizer que você deve “secar” a sua árvore. Apenas não a regue todos os dias. Perceba o solo, veja se a terra já está seca e aguarde mais 24 horas para regar a planta. Claro que se estiver cultivando um pé de limão em um local extremamente quente e sob o sol direto, não use essa estratégia.
Nesse caso, regue diariamente assim que perceber que o solo está seco. O que pode fazer nessa situação é, em dias alternados de menos sol, você regar bem menos o seu pé de limão naquele dia. Em locais quentes, isso será suficiente para gerar um estresse hídrico na planta.
E aí, gostou das dicas? Assista agora o vídeo do canal Cantinho de Casa, no YouTube, para mais informações sobre como aumentar a frutificação do seu pé de limão!
Leia também: Como cultivar Carqueja: planta é curativa e pode ser usada no seu dia a dia