Plantas tóxicas: veja quais manter fora do alcance de crianças e animais

Cuidados para ter com as plantas tóxicas

Foto do revisor (Lucca)
Revisado por: (Lucca)
Anúncio


Manaus, sexta-feira, 20 de maio, por Jonas Santos – As plantas são sempre muito bonitas e podem ter um grande impacto no meio ambiente. No entanto, devemos ter muito cuidado. Existem plantas tóxicas cujas toxinas podem causar muitos danos a qualquer pessoa. Hoje vamos discutir sobre plantas tóxicas e quais podem prejudicar crianças e animais de estimação em sua casa.

Continua depois da publicidade

Se você cuida de animais de estimação ou tem crianças em casa, sabe que esses pequenos precisam de alguns cuidados. Além disso, eles são curiosos e sempre querem aprender mais sobre o mundo. Dessa forma, é sempre bom saber quais plantas podem e não podem ser colocadas ao seu alcance e quais os danos que cada uma pode causar. Hoje, o Vida de Casa mostrará três plantas bonitas, mas perigosas, que você pode ter em seu jardim.

Continua depois da publicidade

Confira em seguida: Veja o benefício da babosa para pele e cabelo e comece a economizar dinheiro
Plantas tóxicas para manter atenção
1 – Comigo-ninguém-pode
Comigo-ninguém-pode é uma planta tóxica com veneno em suas folhas, caules e seiva. Os sintomas podem ser irritação, inchaço, vômito, diarreia ou até sangramento. É amplamente utilizada na decoração de casa por seu valor ornamental. Além disso, é uma planta tóxica brasileira que é bastante comum na casa de muitos. Por isso, cuidado!

Continua depois da publicidade

Seu principal problema é o oxalato de cálcio. Está presente nas folhas desta planta. Essa substância age como um pequeno floco que pode penetrar nas células e causar os sintomas descritos acima. Ainda assim, é fácil de cuidar, mas merece muito cuidado e atenção.
2 – Lírio-do-vale
Também é muito comum na casa de muitos. O lírio-do-vale tem as folhas, flores, caule e sementes venenosas. Seus sintomas são bem fortes e podem aparecer como erupções cutâneas, dores abdominais e redução da frequência cardíaca. Contudo, sua beleza é bem delicada com suas flores brancas e redondas.

Ainda assim, ela contém cardenolídeos. É praticamente um tipo de esteroide que pode causar problemas em vários órgãos, podendo até afetar o coração. Essa planta não deve ser ingerida de forma alguma, porém, com bastante cuidado, você pode fazer alguns arranjos e cultivá-la na sua casa. Mas reforçamos, tenha cuidado, pois, independente da sua beleza, continua sendo uma planta tóxica.
3 – Copo de leite
Finalmente, o copo-de-leite contém folhas, caules e flores como partes venenosas. Assim como a primeira, causa irritação, inchaço, vômito e diarreia. Da mesma forma que as outras, também é uma planta tóxica comum nos lares brasileiros.

Seus caules são fortes, longos e trazem muita beleza ao jardim. No entanto, contém oxalato de cálcio. Substância que causa os sintomas acima quando consumida.

Veja depois: Veja 3 plantas aromáticas para perfumar sua casa naturalmente

Finalmente, existem outras plantas tóxicas que podem prejudicar animais e crianças. Os que mencionamos são algumas das mais comuns nos lares brasileiros. A melhor forma de lidar com a ingestão de qualquer uma dessas plantas é levar o paciente diretamente ao pronto-socorro.

Algumas receitas caseiras, tidas como “remédios”, podem piorar a saúde de quem as ingere, portanto, em caso de ingestão, consulte seu médico diretamente, o mais rápido possível.

Enfim, assista a este vídeo do YouTube: 7 plantas tóxicos mais perigosas e venenosas que você deve tomar cuidado para mais informações sobre o tema.

Confira agora: Como fazer uma cerca viva no seu jardim? Escolha as espécies certas para montar a sua

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais