Pupunha: benefícios para a saúde e como consumir

Qual o sabor da pupunha

Foto do revisor (Ellen Alves)
Revisado por: (Ellen Alves)
Anúncio


João Pessoa, sexta-feira, 10 de junho, por Alessandra Martins – A Pupunha é uma palmeira nativa do Brasil, encontrada principalmente nos estados do norte do país. Pará, Amazonas, Acre e Rondônia, são os estados, onde a Pupunha, possui maior tradição em consumo. Além disso, o Pará é o principal produtor e consumidor, desta.

Continua depois da publicidade

Essa planta da origem a dois alimentos, a fruta originaria da planta, chamada Pupunha, muito consumida pela população nativa e o Palmito, alimento popular na culinária brasileira. Hoje, saberemos mais detalhes sobre este fruto. Confira aqui, no ‘blog’ Vida de Casa do Diário Prime.

Continua depois da publicidade

Veja também: véu-de-noiva: conheça essa planta tão charmosa e delicada; saiba.

Continua depois da publicidade

A planta de Pupunha pode crescer até 25 metros de altura e produz uma touceira com cerca de 15 perfilhos, produzindo uma média de 5 a 10 cachos por ano, cada cacho pode produzir até 400 frutos. Além disso, em outros estados do Brasil, como a Bahia, a produção da Pupunha, têm como finalidade apenas o Palmito.
Pupunha: benefícios para a saúde e como consumir
O fruto da Pupunha é pequeno e arredondado, com coloração alaranjada e sabor levemente neutro. O período de produção do fruto ocorre entre dezembro e março, onde, com a safra abundante, é possível encontrar esses frutos a venda nas feiras de livres das principais cidades do norte, principalmente, Belém do Pará, terra natal da Cantora Joelma, que citou a Pupunha em sua canção ‘Voando pro Pará’.

Antes de mais nada, você não pode deixar de conferir essa outra matéria: Saiba aqui, 3 segredos para fazer a Bougainville florir.

O fruto da Pupunha é rico em vitaminas, minerais e antioxidantes. Sendo excelente para a saúde da pele e do coração, além do seu consumo regular ajudar a combater o envelhecimento precoce. Possui em sua composição elevadas quantidades de gorduras e carboidratos, por isso, seu consumo deve ser moderado.

A Pupunha é consumida cozida, juntamente, com o café, o tradicional lanche da tarde, dos nativos da região norte. Além disso, a pupunha é usada para fazer farinha, purê e ração. No entanto, ainda se trata de um alimento bem mais usado pelos nativos, mas, com potencial para ser inserido na culinária de outras culturas, assim como, o Palmito, originário da mesma planta, como destaca o Globo Rural em 2018.

Além disso, veja essa matéria que está dando o que falar em toda web: flor-de-maio: como cultivar esse cacto de lindas flores.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais