Veja aqui os benefícios do Melão-de-são-caetano para a saúde

O melãozinho é rico em fibras e vitaminas, saiba como consumir

Foto do revisor (Ellen Alves)
Revisado por: (Ellen Alves)
Anúncio


João Pessoa, 23 de junho, por Alessandra Martins – O Melão de São Caetano é também conhecido como melãozinho, sendo que, tradicionalmente, seus frutos são usados como medicinal. De origem nas regiões da China e Índia, é uma trepadeira, encontrada em terrenos de áreas urbanas e rurais.

Continua depois da publicidade

O Melão-de-são-caetano é uma planta considerada daninha, isto é, apenas uma planta invasora, não sendo, uma variedade cultivada com uma determinada finalidade. Além disso, alertamos, que não existem comprovações cientificas da eficácia deste como medicamento. Saiba mais, aqui, no ‘blog’ Vida de Casa do É mais MT.

Continua depois da publicidade

Veja também, essa matéria bem interessante: Doce de caju: uma das receitas tradicionais do nordeste; veja mais.
Para que serve, melão-de-são-caetano
A cultura popular, fundamentada nos conhecimentos dos seus ancestrais, recorre ao uso diversas plantas, para curar ou aliviar sintomas de determinadas doenças. No entanto, sem comprovações cientificas, o consumo de determinadas plantas, pode não ter efeito ou ter efeito contrário ao esperado.

Continua depois da publicidade

Veja aqui, os benefícios do Melão-de-são-caetano para a saúde. Reprodução: canva Veja aqui, os benefícios do Melão-de-são-caetano para a saúde. Reprodução: canva

Portanto, baseados na cultura popular, diversas pessoas usam o melão-de-são-caetano, como cicatrizante e antimicrobiano, no tratamento de feridas, lesões e picadas de insetos. Além disso, seu uso na forma de chá tem sido consumido por diabéticos para controle glicêmico. Outro uso do melãozinho têm sido para aliviar a prisão de ventre.

Você não pode perder: As folhas da sua horta estão furadas? Veja o que pode estar causando isso.

O melão-de-são-caetano é também usado para realização de detox no organismo. O consumo é feito na forma de chás, infusões, sucos e saladas. Aqueles que tem feito uso deste, relatam melhoria nos sintomas de certas doenças e também o efeito de limpeza do organismo, como destaca o portal G1 da Globo em 2022.
Como cultivar o melãozinho
Portanto, você poderá encontrar essa planta e seus frutos, em terrenos baldios na zona urbana e rural, é bem fácil de encontrar, inclusive em plantações, como planta invasora ou daninha. Além disso, você poderá plantá-la em casa, até mesmo em vaso. No entanto, fique atento, pois, essa trepadeira cresce muito.

Por ser uma planta que cresce em diversos lugares, é fácil de plantar e manter. Um solo bem drenado e profundo, rico em matéria orgânica, pode acelerar o crescimento do melãozinho. Portanto, se deseja cultivar em casa, você poderá plantá-lo em um canto do seu quintal e apenas acompanhar o crescimento. Depois disso, é só aguardar os frutos.

Além disso, confira essa matéria que está dando o que falar: Chá de erva-doce e seus poderosos benefícios; confira agora.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais