Aprenda quando e como mudar uma orquídea de vaso: a vida da sua planta depende disso!

como mudar uma orquídea de vaso-Foto Canva Pro

Montes Claros, 04 de julho de 2022, por Diego Rodrigues- A dificuldade no cultivo é a razão pela qual muita gente desiste de cultivar uma orquídea. E, realmente, a espécie necessita de um cuidado especial. Nesse sentido, hoje vamos sanar uma das dúvidas mais frequentes que é: como mudar uma orquídea de vaso, portanto, acompanhe e veja que não há mistérios.

Saber quando e como mudar uma orquídea de vaso garante a saúde e a floração da planta. Pois, com o tempo, o substrato já não oferece os nutrientes necessários para o desenvolvimento da mesma. Desse modo, a orquídea acaba sofrendo uma desnutrição profunda e fica suscetível ao ataque de fungos e bactérias que causam a sua morte.

Quando e como mudar uma orquídea de vaso?

Basicamente, o ponto ideal para o transplante de uma orquídea é após a sua floração completa. Ou seja, é quando todas as flores já murcharam e os primeiros brotos começam a nascer. Contudo, isso não é uma lei escrita em pedras; esse procedimento pode ser feito a cada um ano e meio. Veja outras situações em que a sua planta necessita do replantio:

  • Quando muitas raízes já estão para fora do vaso;
  • Raízes apodrecendo por conta do substrato que já não consegue drenar água;
  • Grande parte da planta excede ao tamanho do vaso.
como mudar uma orquídea de vaso-Foto Canva Pro

Como preparar o substrato para o replantio

O primeiro ponto é escolher um vaso que tenha o dobro do tamanho do recipiente antigo. Em seguida, faça os furos para a drenagem, caso não tenha. Assim, preencha-o com um substrato novo e depois despeje o material em uma bacia com água. Deixe descansar por 24 horas e coe o substrato, Isso é para garantir a umidade adequada para o replantio.

Caso você não tenha ideia de qual substrato usar, uma sugestão do Agro Notícias seria fazer uma mistura com uma parte de perlita, 1 de carvão vegetal e 4 de lascas de cocos ou cascas de pinheiro. Porém, você pode encontrar o produto já processado, em floriculturas.

como mudar uma orquídea de vaso-Foto Canva Pro

Transplantando a orquídea

Com o auxílio de uma tesoura esterilizada, cave o substrato em volta da orquídea para soltá-la do vaso. Agora, retire todas as raízes mortas e o substrato antigo que está preso em seu torrão. Após isso, coloque caco de telhas, pedriscos ou britas no fundo do recipiente e, finalmente, ponha a planta com as raízes antigas para baixo, as novas para o lado e preencha o entorno da planta com o substrato. Então, faça uma rega e, pronto, você aprendeu como mudar uma orquídea de vaso!

Diego Rodrigues Pereira: Sou músico polivalente, tenho 35 anos e sou morador da cidade de Montes Claros /MG. Hoje, atuo como redator em tempo integral e sou estudante do curso: Artes Música, pela Universidade Estadual de Montes Claros. Aos 11 anos descobri que tinha facilidade com escrita e desde então, venho tentando me aprimorar.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.

ler mais