Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
como mudar uma orquídea de vaso-Foto Canva Pro
como mudar uma orquídea de vaso-Foto Canva Pro

Aprenda quando e como mudar uma orquídea de vaso: a vida da sua planta depende disso!

Montes Claros, 04 de julho de 2022, por Diego Rodrigues- A dificuldade no cultivo é a razão pela qual muita gente desiste de cultivar uma orquídea. E, realmente, a espécie necessita de um cuidado especial. Nesse sentido, hoje vamos sanar uma das dúvidas mais frequentes que é: como mudar uma orquídea de vaso, portanto, acompanhe e veja que não há mistérios.

Saber quando e como mudar uma orquídea de vaso garante a saúde e a floração da planta. Pois, com o tempo, o substrato já não oferece os nutrientes necessários para o desenvolvimento da mesma. Desse modo, a orquídea acaba sofrendo uma desnutrição profunda e fica suscetível ao ataque de fungos e bactérias que causam a sua morte.

Quando e como mudar uma orquídea de vaso?

Basicamente, o ponto ideal para o transplante de uma orquídea é após a sua floração completa. Ou seja, é quando todas as flores já murcharam e os primeiros brotos começam a nascer. Contudo, isso não é uma lei escrita em pedras; esse procedimento pode ser feito a cada um ano e meio. Veja outras situações em que a sua planta necessita do replantio:

  • Quando muitas raízes já estão para fora do vaso;
  • Raízes apodrecendo por conta do substrato que já não consegue drenar água;
  • Grande parte da planta excede ao tamanho do vaso.
como mudar uma orquídea de vaso-Foto Canva Pro
como mudar uma orquídea de vaso-Foto Canva Pro

Como preparar o substrato para o replantio

O primeiro ponto é escolher um vaso que tenha o dobro do tamanho do recipiente antigo. Em seguida, faça os furos para a drenagem, caso não tenha. Assim, preencha-o com um substrato novo e depois despeje o material em uma bacia com água. Deixe descansar por 24 horas e coe o substrato, Isso é para garantir a umidade adequada para o replantio.

Caso você não tenha ideia de qual substrato usar, uma sugestão do Agro Notícias seria fazer uma mistura com uma parte de perlita, 1 de carvão vegetal e 4 de lascas de cocos ou cascas de pinheiro. Porém, você pode encontrar o produto já processado, em floriculturas.

como mudar uma orquídea de vaso-Foto Canva Pro
como mudar uma orquídea de vaso-Foto Canva Pro

Transplantando a orquídea

Com o auxílio de uma tesoura esterilizada, cave o substrato em volta da orquídea para soltá-la do vaso. Agora, retire todas as raízes mortas e o substrato antigo que está preso em seu torrão. Após isso, coloque caco de telhas, pedriscos ou britas no fundo do recipiente e, finalmente, ponha a planta com as raízes antigas para baixo, as novas para o lado e preencha o entorno da planta com o substrato. Então, faça uma rega e, pronto, você aprendeu como mudar uma orquídea de vaso!

Sou músico polivalente, tenho 35 anos e sou morador da cidade de Montes Claros /MG. Hoje, atuo como redator em tempo integral e sou estudante do curso: Artes Música, pela Universidade Estadual de Montes Claros. Aos 11 anos descobri que tinha facilidade com escrita e desde então, venho tentando me aprimorar.