Como higienizar a mamadeira? Veja os motivos para fazer de maneira correta:

Nipple teethers and milk bottles in steam sterilizer and dryer. Steam sterilizer used for sterilize baby accessories by high temperature steam.

Salvador, 13 de junho de 2022, por Janaina Brito – As crianças demandam todos os tipos de cuidados, principalmente nos primeiros meses de vida. Assim, uma das atenções básicas deve ser com a limpeza dos itens do bebê, sobretudo aqueles que entram em contato com o organismo do pequeno. Mas, qual a melhor forma de higienizar a mamadeira, por exemplo?

Bicos, chupetas e recipientes para a alimentação do bebê precisam ser sempre esterilizados, com o objetivo de proteger as crianças de certas doenças que podem ser transmitidas através desses itens. Logo, veja agora, no Agro Notícias, como higienizar a mamadeira do seu pequeno da maneira correta e não corra mais riscos quanto a saúde dele.

Confira também: Incentivar crianças a comer verduras; dicas para ajudar no processo, veja

Higienizar a mamadeira (Fonte: iStock)
Importância da esterilização
No início da vida, as crianças não nascem com o sistema imunológico completamente formado. É através do leite materno, inclusive, que eles terão contato com os primeiros anticorpos, fundamentais para a prevenção e combate de certas doenças.

Além disso, é só com o tempo que a flora bucal dos bebês vai crescendo, a partir da interação com algumas bactérias. Desse modo, é fundamental proteger os pequenos nos primeiros meses de vida de patógenos que podem causar infecções, visto que eles ainda não conseguem se defender direito desses microrganismos.

E qual a melhor forma de vírus e bactérias contaminarem um bebê? Através da boca! Logo, segundo a redação do site Terra, em 15 de outubro de 2014, cuidar com a limpeza e esterilização de itens como chupetas e mamadeiras é essencial para a saúde das crianças.

Leia mais: Como decorar chá de bebê em casa? Ideias criativas, simples e barata, veja
Como higienizar a mamadeira
Para fazer a limpeza correta desse item é preciso lavar cada parte da mamadeira, desde o bico até o container, com água e detergente e, de preferência, utilizando uma escovinha a cada uso. Além disso, afim de garantir a completa eliminação dos microrganismos, é necessário esterilizá-la.

Segundo Cecília Pabst, em matéria para o site UOL, em 06 de março de 2016, a maneira mais fácil disso ser feito é em uma panela coberta com água, onde você colocará todos os itens da mamadeira, fervendo-os por cerca de 5 minutos. Depois dos 7 meses de vida, você pode fazer a esterilização com menos frequência, uma vez ao dia já é o suficiente.

Dessa forma, higienizar a mamadeira da forma correta é um passo simples, mas que pode fazer toda a diferença na proteção do seu bebê. Não deixe de realizar todas as etapas, assim, você elimina os maiores riscos nessa fase.

Você também pode gostar: Veja como limpar o colchão se vazou o xixi do bebê: dicas simples que também vão desinfetar sem muito trabalho

Janaina Brito de Pinho: Dedicada em tudo o que faço, adoro ler. Formada como técnica em química pelo Instituto Federal da Bahia.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.

ler mais