Conheça as diferenças entre as telhas mais comuns e qual usar na sua obra

Telhas (Reprodução: iStock)

Salvador,  5 de julho de 2022, por Pedro Lucas – As telhas destacam-se como grandes reforços que protagonizam a segurança de uma obra.  São elas que ajudam na proteção de condições climáticas como as chuvas e a incidência de sol. Além da questão da segurança, a decoração vem se tornando também um ponto chave na hora da escolha.

Não sabe qual a melhor opção de telhas para colocar na casa? Caso queira fazer a escolha certa para a sua obra, é necessário conhecer as opções disponíveis no mercado e as suas características. Foi pensando nisso que separamos algumas opções para ajudar você com essa decisão. Confira, então, tudo sobre as telhas mais comuns e utilizadas e qual você deve usar para a sua obra.

Telhas (Reprodução: iStock)

Quais os tipos de telhas mais comuns?

Percebeu que há uma variedade de diferentes telhados, e que cada um serve para um tipo de necessidade, não e? Entretanto, nada de pânico! Há algumas opções que são as queridinhas das casas, e são elas que o Agro Notícias vai priorizar em mostrar para você. Confira, então, quais os tipos mais comuns de telhas e as diferenças entre cada uma delas:

Telha de cerâmica

Telhas (Reprodução: iStock)

Sendo uma das mais queridinhas entre as residências, a cobertura feita de cerâmica é também a escolha mais popular para as obras. São extremamente lindas, e combinam com todos os estilos de casa.

Geralmente, é de costume você encontrá-las mais facilmente na cor vermelha, entretanto, caso queira trazer uma tonalidade diferente para a sua residência, existe uma grande variedade de cores que compõem esse modelo. A principal vantagem desse tipo de telha é o seu ótimo conforto térmico, que impede que o calor afete diretamente a sua casa.

Telha de PVC

Telhas (Reprodução: iStock)

A telha de PVC é caracterizada principalmente por ser uma das coberturas que possuem ótima durabilidade e vida útil, resistindo às ações e aos efeitos provocados pelas chuvas. O motivo para que isso aconteça está na composição do seu material que retém a umidade e não absorve a água, evitando que, por exemplo, contribua para o aparecimento de fungos. Ademais, por não impedir totalmente a iluminação do sol, a telha de PVC acaba sendo ótima opção para quem deseja fazer a cobertura de locais que precisem de mais iluminação natural.

Telha de fibrocimento

Telhas (Reprodução: iStock)

Caracterizada por ser uma das mais versáteis, a cobertura de fibrocimento é popular por apresentar uma excelente resistência, leveza e durabilidade no seu material. Além disso, por conta da sua leveza, acaba sendo também uma das opções mais fáceis para fazer a instalação, a limpeza e a manutenção do seu telhado.

Tudo isso sendo uma das alternativas mais baratas para o seu bolso. Ademais, outra funcionalidade dessa telha é a sua excelente acústica, que acaba evitando aquele barulho horrível de chuva forte sobre a cobertura.

Qual o melhor tipo telha para a sua obra?

De uma maneira geral, a melhor escolha de telhas dependerá principalmente do projeto de arquitetura que você deseja para a casa, da composição de decoração, do seu orçamento e das características do local em que será construída a sua obra. Assim, a melhor recomendação a se fazer é que você procure um especialista para dirigir e orientar na sua decisão.

Pedro Lucas Jesus Pugliesi do Rosário: 21 anos, Nascido em Salvador, Bahia, dedicado a leitura e a escrita por amor e passatempo, estudante de B.I em Artes no Universidade Federal da Bahia.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.

ler mais