Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Telhas (Reprodução: iStock)
Telhas (Reprodução: iStock)

Conheça as diferenças entre as telhas mais comuns e qual usar na sua obra

Salvador,  5 de julho de 2022, por Pedro Lucas – As telhas destacam-se como grandes reforços que protagonizam a segurança de uma obra.  São elas que ajudam na proteção de condições climáticas como as chuvas e a incidência de sol. Além da questão da segurança, a decoração vem se tornando também um ponto chave na hora da escolha.

Não sabe qual a melhor opção de telhas para colocar na casa? Caso queira fazer a escolha certa para a sua obra, é necessário conhecer as opções disponíveis no mercado e as suas características. Foi pensando nisso que separamos algumas opções para ajudar você com essa decisão. Confira, então, tudo sobre as telhas mais comuns e utilizadas e qual você deve usar para a sua obra.

Telhas (Reprodução: iStock)
Telhas (Reprodução: iStock)

Quais os tipos de telhas mais comuns?

Percebeu que há uma variedade de diferentes telhados, e que cada um serve para um tipo de necessidade, não e? Entretanto, nada de pânico! Há algumas opções que são as queridinhas das casas, e são elas que o Agro Notícias vai priorizar em mostrar para você. Confira, então, quais os tipos mais comuns de telhas e as diferenças entre cada uma delas:

Telha de cerâmica

Telhas (Reprodução: iStock)
Telhas (Reprodução: iStock)

Sendo uma das mais queridinhas entre as residências, a cobertura feita de cerâmica é também a escolha mais popular para as obras. São extremamente lindas, e combinam com todos os estilos de casa.

Geralmente, é de costume você encontrá-las mais facilmente na cor vermelha, entretanto, caso queira trazer uma tonalidade diferente para a sua residência, existe uma grande variedade de cores que compõem esse modelo. A principal vantagem desse tipo de telha é o seu ótimo conforto térmico, que impede que o calor afete diretamente a sua casa.

Telha de PVC

Telhas (Reprodução: iStock)
Telhas (Reprodução: iStock)

A telha de PVC é caracterizada principalmente por ser uma das coberturas que possuem ótima durabilidade e vida útil, resistindo às ações e aos efeitos provocados pelas chuvas. O motivo para que isso aconteça está na composição do seu material que retém a umidade e não absorve a água, evitando que, por exemplo, contribua para o aparecimento de fungos. Ademais, por não impedir totalmente a iluminação do sol, a telha de PVC acaba sendo ótima opção para quem deseja fazer a cobertura de locais que precisem de mais iluminação natural.

Telha de fibrocimento

Telhas (Reprodução: iStock)
Telhas (Reprodução: iStock)

Caracterizada por ser uma das mais versáteis, a cobertura de fibrocimento é popular por apresentar uma excelente resistência, leveza e durabilidade no seu material. Além disso, por conta da sua leveza, acaba sendo também uma das opções mais fáceis para fazer a instalação, a limpeza e a manutenção do seu telhado.

Tudo isso sendo uma das alternativas mais baratas para o seu bolso. Ademais, outra funcionalidade dessa telha é a sua excelente acústica, que acaba evitando aquele barulho horrível de chuva forte sobre a cobertura.

Qual o melhor tipo telha para a sua obra?

De uma maneira geral, a melhor escolha de telhas dependerá principalmente do projeto de arquitetura que você deseja para a casa, da composição de decoração, do seu orçamento e das características do local em que será construída a sua obra. Assim, a melhor recomendação a se fazer é que você procure um especialista para dirigir e orientar na sua decisão.